Aos 22 anos, a modelo Djeine Kuhn, de Arroio do Mei, acumula experiências na Índia e na China.
• Como ingressou na carreira de modelo?
Tive algumas oportunidades quando pequena, mas as maiores foram depois dos 15 anos. Estava em uma festa e dois agentes me viram. Eles vieram falar comigo e me entregaram um cartão. Nos encontramos em outro momento e conversamos sobre a ideia. Foi assim que tudo começou, mas apenas com 19 anos que as coisas começaram a dar mais certo.
• De que forma você foi convidada para trabalhar no exterior?
Foi por apresentação. Minha agência-mãe, Mädchen Models, é de Lajeado, mas só trabalha com agências internacionais. Fizemos polaroides, fotos de biquíni e fotos de book. A agência daqui nos apresenta para as de fora por meio das fotos e relata as nossas medidas. Assim, fui convidada a ir para a Índia e depois para a China. O que me levou para a carreira internacional foi meu sonho, foi eu ter tentado até ter dado certo.
• Como foi a reação da família com o convite?
Foi dividida. Queriam que eu fosse, mas ao mesmo tempo tinham receio, pois eu já havia participado de várias seleções e não tinha dado certo. Mas meus agentes nos passaram muita confiança. Eles ficaram com o coração na mão, mas me apoiaram totalmente.
• A adaptação foi difícil?
A experiência na Índia foi onde mais aprendi por ser uma cultura muito diferente. Fiquei cinco meses lá e minha agência começou a me apresentar para os demais países. Quando uma agência na China ficou interessada, eu fui para lá. Tive um pouco de dificuldade no início por causa da comunicação porque não falava inglês. Mas o resto foi tranquilo.
• Quais as diferenças para o Brasil e quais os aprendizados dessa experiência?
Além de uma cultura diferente e os hábitos, o comércio, segurança e a qualidade de vida são melhores na comparação com o Brasil. Aprendi a dar valor às coisas para as quais não me importava, a respeitar as pessoas e aceitá-las do jeito que são e a me tornar independente. Acredito que o mais importante de tudo foram os aprendizados.
• Quais os seus planos para o futuro?
Pretendo continuar com a carreira de modelo, viajar de novo e conhecer outros países.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br