População aumenta 17%

Copa Cidade das Flores

População aumenta 17%

Durante uma semana, Santa Clara do Sul recebe cerca de mil crianças e adultos para a competição. Quatorze agremiações disputam em sete categorias. Nas primeiras cinco edições, os times do Vale conquistaram 13 títulos

População aumenta 17%

A 6ª edição da Copa Cidades das Flores começa hoje e encerra no dia 17. Mais de cem partidas serão disputadas pela competição de base em Santa Clara do Sul. Elas ocorrem nas sedes do Santa Clara FC, Clube Esportivo, EC Cruzeiro, Aser Sampainho, EC São José, Sercha e EC Canarinho.

Estão inscritos 52 times, representantes de 14 agremiações gaúchas e catarinenses. Estão divididas em seis categorias: 2002 (seis), 2003 (sete), 2004 (seis), 2005 (cinco), 2006 e 2007 (oito) e 2008 (12). Número inferior ao registrado em 2017, quando participaram 32 clubes dos estados do RS, Santa Catarina, Paraná e São Paulo e dois do Uruguai.

Neste ano, o clube mais distante vem de Florianópolis (SC). Para disputar a competição, os atletas se deslocaram cerca de 500 quilômetros.

Do Vale do Taquari, participam cinco agremiações: Santa Clara do Sul (Santa Clara do Sul), Aerc Juventus (Teutônia), Pinheiros Dutra (Taquari), Nolifute e Guarani/Nova Estrela (Lajeado).

Nas primeiras cinco edições, as equipes locais foram campeãs 13 vezes.

População aumenta 17%

Cerca de mil atletas e dirigentes estarão em Santa Clara do Sul durante o torneio . Desses, 600 dormem nas escolas, clubes e sedes de entidades do município de 5,6 mil habitantes. O aumento na população durante a semana chega a 17%.

Além disso, a administração municipal aguarda a vinda de cerca de oito mil torcedores e admiradores do esporte. “Muitos pais virão acompanhar os filhos. Cada edição atrai mais pessoas,” comemora uma das organizadoras, Cátia Kolling.

Ela conta que a principal novidade é a inclusão das categorias mais novas no torneio. “Metade dos nossos alunos ficava de fora por não ter idade, então, decidimos extinguir as categorias maiores, que sempre nos davam problemas, para dar a chave aos pequenos.”

Categorias 2006, 2007 e 2008 estreiam na competição este ano. Expectativa do treinador é a melhor possível

Categorias 2006, 2007 e 2008 estreiam na competição este ano. Expectativa do treinador é a melhor possível

“Expectativa é a melhor possível”

Com 120 crianças e sete equipes, Santa Clara do Sul entra na competição com a missão de manter o retrospecto dos últimos anos quando conquistou ao menos um título em cada edição. “A expectativa é a melhor possível. Ano passado foi nosso melhor ano, ganhamos dois, vamos tentar manter ou melhorar essa marca”, ressalta o treinador Eduardo Castro.

Das sete categorias, Castro acredita que a 2003 é a que tem mais chance de ficar com o título. “Ganhamos os dois últimos anos com eles, mas temos outros times fortes neste ano.”

A preparação foi forte. No período das férias escolares, as crianças treinaram duas vezes por semana. Após a competição em Santa Clara do Sul, os atletas embarcam para Santa Catarina, onde disputam a Copa Maravilha.

Marciano Bruch acompanhou grande parte dos treinamentos do filho Klaus, 9. Volante do time sub-10, o atleta disputará pela primeira vez a competição. “Ele tá muito ansioso, lá em casa o assunto é um só: a Copinha.”

Bruc diz que na medida do possível prestigiará e apoiará o filho em todos os jogos. “Sempre falo para ele, indiferente do resultado, se ele jogou bem ou não, sempre estaremos na torcida e apoiando, o importante é se divertir.”

No ano passado Santa Clara do Sul conquistou dois títulos

No ano passado Santa Clara do Sul conquistou dois títulos

Clubes participantes – 14 times

* Santa Clara do Sul (Santa Clara do Sul)
* Aerc Juventus (Teutônia)
* Nolifute (Lajeado)
* Guarani/Nova Estrela (Lajeado)
* Pinheiros Dutra (Taquari)
* EC Novo Hamburgo (Novo Hamburgo)
* EC São José (Porto Alegre)
* GE Santanense (Porto Alegre)
* Grêmio Profut (Pelotas)
* Serc Chimarrão (Estância Velha)
* Toque de Bola (São Borja)
* Ypiranga (Erechim)
* CE Aimoré (São Leopoldo)
* Avaí (Florianópolis/SC)

Retrospecto das equipes do Vale

2013 – Na primeira edição, Lajeadense/Mundo Verde ficou com a taça da categoria sub-17 ao vencer o dono da casa, Santa Clara/Pumas, nas penalidades.
2014 – Duas equipes do Vale ficaram com o título. Juventus venceu na categoria sub-13. Na sub-12, Santa Clara/Pumas levou a taça com aproveitamento de 100%.
2015 – De maneira invicta, o representante 2001 da Santa Clara/Pumas se sagrou campeão ao desbancar o Vila Nova nas penalidades. A equipe ficou também com a medalha de prata nas categorias 2002 e 1997.
2016 – Foi o ano mais vitorioso para as equipes do Vale do Taquari. O Santa Clara do Sul conquistou as categorias 2003 e 1998. O Lajeadense venceu as categorias 2002 e 2000. Já o Juventus ficou com a taça da categoria 1999.
2017 – Na edição passada, quatro títulos ficaram na região. O Lajeadense venceu nas categorias 2000 e 2004. Já o Santa Clara do Sul ficou com o título nas categorias 2002 e 2003.

Programação de hoje

18h – Cerimônia de abertura
18h30min – Primeira partida entre Santa Clara do Sul e Pinheiros Dutra, pela categoria 2003

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais