Acionistas da Apple escreveram uma carta aberta à companhia para que ela atue contra o vício de crianças em celulares. Os investidores solicitam que a empresa reconheça sua responsabilidade na formação dessas crianças, tomando medidas como a criação de um comitê de especialistas em desenvolvimento infantil e uma melhor adequação dos softwares dos aparelhos para que pais tenham mais opções para proteger seus filhos.
Não faltam pesquisas e estudos para balizar o pedido dos acionistas. Entre os efeitos do mau uso dos dispositivos eletrônicos pelas crianças, estão ansiedade, depressão, irritabilidade, perda de qualidade do sono e de concentração.
É cada vez mais urgente e necessário nós, pais desta nova geração, atentar para os excessos e danos provocados pelo uso inadequado de aparelhos eletrônicos, especialmente de celular. O compromisso e a responsabilidade maiores são nossos.
O box ao lado dá uma dimensão melhor sobre as recomendações e limites adequados, com base na idade das crianças. Não poucas vezes, vi e ouvi pais comemorarem o poder e a capacidade de exploração dos filhos sobre o celular. Inconscientemente, parecem não perceber que transferem para tablets e smartphones a educação dos filhos. Os efeitos deletérios dessa negligência cega serão muito maiores do que o conforto de acalmar ou ocupar os filhos com um celular, por exemplo.
Tudo parece ser uma questão de equilíbrio. A diferença entre o veneno e o remédio está na dose. O mesmo vale para os aparelhos eletrônicos.
Recomendações por idade
MENOS DE 18 MESES DE IDADE: crianças na primeira infância podem ter contato com a tela apenas para acompanhar conversas em vídeo.
DE 18 A 24 MESES: a introdução aos meios de comunicação digitais deve ser feita a partir de uma programação de alta qualidade. É recomendável assistir a esse conteúdo com as crianças para ajudá-las a entender o que estão vendo.
ENTRE 2 E 5 ANOS: para crianças desta faixa etária, o limite de uso das mídias é de uma hora por dia. A companhia familiar ainda é fundamental para que elas entendam o que estão vendo e consigam aplicar esse conhecimento ao mundo que as rodeia.
6 ANOS OU MAIS: é preciso impor limites sobre o tempo gasto com as mídias eletrônicas e certificar-se de que elas não estão provocando interferência no sono, em atividades físicas ou em outros comportamentos essenciais para a saúde.
ESPAÇOS: estabelecer locais onde as mídias não possam ser usadas, como na mesa de refeições, e outros onde o uso é liberado, como o quarto, é importante.
DIÁLOGO: a recomendação é por uma comunicação permanente sobre cidadania e segurança on-line com crianças e adolescentes, incluindo a importância de se tratar os outros com respeito na web e fora dela.
Mais 20 corretores
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) certifica amanhã, em evento na Câmara de Vereadores de Lajeado, 20 novos corretores de imóveis e três novas imobiliárias.
Eles se somam aos atuais 297 corretores e 63 imobiliárias que já atuam no mercado lajeadense.
A 3a região do Creci engloba 32 municípios. Nesses, existem 507 corretores e 110 imobiliárias habilitadas.
Nós também
A Polar foi uma das pioneiras no estado na produção de cerveja em grande escala. Infelizmente, faliu e deixa saudades até hoje. Ao longo dos últimos anos, cervejarias artesanais menores – algumas nem tanto – se formaram em Estrela e cidades vizinhas.
Como o governo gaúcho instituiu oficialmente a Rota das Cervejarias Artesanais, integrando 22 municípios da serra e encosta da serra gaúcha, estrelenses lideram movimento para serem incluídos no roteiro.
E faz todo sentido. Pelo número de cervejarias, o histórico que vem da Polar e os investimentos nesse setor na região dos Vales, o pedido pela inclusão no roteiro oficial é coerente e à altura do que a região representa na área.
Airbag para idosos
Maior feira sobre tecnologia em Las Vegas, aberta desde ontem, traz inovações curiosas. Uma delas é o hip’air, um airbag para ser usado fora dos carros. Pensado para idosos, ele é amarrado na cintura e tem sensores capazes de identificar que a pessoa está caindo e de inflar o dispositivo, com bolsas nas laterais do corpo, protegendo os ossos do quadril na queda.
Polar abaixo
O toboágua com 100 metros de comprimento que será instalado na ladeira da Polar, em Estrela, fará sucesso. No ano passado, em Porto Alegre, a brincadeira atraiu cerca de 600 pessoas por hora e marcou o verão da capital.
O equipamento estará em Estrela nos dias 27 e 28. Foi comprado por grupo de empresários locais e alugado pelo município. O custo mínimo para uma hora – tempo máximo de uso – é de R$ 27. Sugere-se comprar antecipado diante da grande procura.
No mais
Quase todas as câmaras de vereadores da região “gozam” do tradicional recesso, que lhes garante férias por 30 dias. Todo mundo merece um descanso.