A central da equipe infantil Fruki/Ceat/Bira, Alana Luiza Moesch, 15, integrará a equipe do ADC Bradesco a partir do fim do mês.
Alana começou a jogar com 8 anos nas escolinhas municipais de Lajeado por influência da irmã e da mãe que também praticavam esportes. Admiradora dos treinos do Ceat/Bira, ela ingressou na equipe na metade de 2014. “Tive uma rápida evolução. Os treinos eram mais puxados, com maior carga horária. Logo comecei a ter mais responsabilidade. Notei também mudanças físicas, mais força, mais tonificação”, lembra.
A principal mudança, segundo a atleta, foi quando iniciou os estudos no Ceat. “Eu treinava no Ceat/Bira, mas estudava em escola pública. Tinha dificuldades de me organizar, não gostava de estudar”, comenta.
Para Alana, a metodologia de ensino e a autonomia exigida foram essenciais para sua evolução. “Aprendi a gostar de estudar, me senti desafiada o tempo todo e me desenvolvi para o trabalho em grupo. Era muito tímida, introvertida e disciplinas como Aulas Cênicas me ajudaram a ser mais confiante e a perder a vergonha de me expor”, conta.
Segundo a estudante, que iniciará os estudos do Ensino Médio em São Paulo, a expectativa é grande. “Estou muito ansiosa. Sei que será uma rotina bem difícil, com muito treino, foco, estudo e pouca vida social. Mas quero me dedicar 100% ao esporte pois acredito no meu futuro na carreira”, vibra.
Quanto ao Ceat/Bira, a menina já sente saudades. “Só tenho a agradecer por esse clube e essa escola terem me acolhido tão bem. Foi por causa do Ceat/Bira que pude evoluir e serei eternamente grata às treinadoras, aos professores e colegas que fizeram parte da minha caminhada”, finaliza.
Conquistas
Entre os principais títulos conquistados por Alana no Ceat/Bira estão: campeã brasileira com a seleção gaúcha em 2016, campeã do Cergs 2016, vice-campeã da Onase 2016, bicampeã Sacada Inteligente (2016 e 2017), campeã gaúcha em 2017 e vice-campeã do Festival Internacional de Estrela em 2017.