Quinze cidades organizam campeonatos municipais

Futebol amador

Quinze cidades organizam campeonatos municipais

Em Progresso e Boqueirão do Leão, torneios estão em andamento. Demais copas iniciam em fevereiro

Quinze cidades organizam campeonatos municipais

A cada início de ano, as atenções se voltam aos campeonatos amadores do Vale do Taquari. Levantamento realizado pelo jornal A Hora mostra que pelo menos 15 cidades da região organizam competições neste primeiro semestre. Um dos destaques é a Taça da Amizade, com início no dia 1º de fevereiro.

Outra competição com tratativas avançadas é a de Arroio do Meio. Na segunda-feira, ocorre reunião para os clubes entregarem as fichas dos atletas e definirem a primeira rodada. Seis equipes participam: Forquetense (Forqueta), Esperança e Rui Barbosa (Rui Barbosa), Amigos (Picada Arroio do Meio), Cruzeiro (Linha 32) e Sete de Setembro (São Caetano).

O campeonato inicia no dia 17 de fevereiro, com a disputa das categorias aspirante e titular.

Clubes aguardam convites

Sem realizar um campeonato municipal de campo faz anos, os times de Canudos do Vale, Forquetinha e Sério aguardam convites de outras cidades para disputar uma competição.

Clubes como o Nova Berlim, Minuano e Canarinho, todos de Canudos do Vale, já participaram dos municipais de Lajeado, Marques de Souza e Progresso.

Para Ademir Southier, o “Pimbi”, responsável pelo Nova Berlim, a iniciativa de jogar outros campeonatos é válida. “Assim movimentamos a cidade e não ficamos parados no primeiro semestre.”

Com a inauguração do campo marcada para o fim do ano, Pimbi acredita que em 2019 ano será possível organizar um municipal. “Com o nosso, teremos quatro campos de futebol 11 aqui na cidade, aí acho que dá pra sair.”

De acordo com ele, a realização de uma competição neste ano chegou a ser cogitada, mas por falta de líderes nas comunidades os clubes optaram por jogar apenas o municipal de futebol 7.

Taça da Amizade é exemplo

A Taça da Amizade, criada para integrar equipes de Brochier, Imigrante, Maratá, Poço das Antas e Westfália, se tornou exemplo para outras cidades na região.

Neste ano, dez times participam: Palmeiras, Juventude e Fluminense (Westfália), Poço das Antas e 11 Amigos (Poço das Antas), Ecas e Riograndense (Imigrante), Juventude e Recreativo (Brochier) e Esperança (Maratá).

Eles foram divididos em duas chaves de cinco, jogando em turno e returno. Os quatro primeiros se classificam às quartas de final. Os duelos iniciam no dia 1º de fevereiro.

Outra competição que integra mais municípios é a Copa Integração. O torneio promovido pela Liga Travesseirense de Futebol Amador (Litrafa) movimenta Pouso Novo, Travesseiro, Coqueiro Baixo e Marques de Souza. Neste ano, existe a possibilidade de clubes de Nova Bréscia participarem.

Segundo o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, torneios como a Copa Integração e a Taça da Amizade são exemplos para as cidades menores, onde não existe mais a possibilidade de haver municipal. Ele conta que a partir de fevereiro, quando todas as competições estiverem definidas, conversará com os dirigentes de clubes para ver a possibilidade de criar um novo torneio. “Queremos que o maior número de cidades tenha futebol.”

Kochhann adianta que existe a ideia de criar duas competições. Uma integrando Marques de Souza, Canudos do Vale, Forquetinha e Sério. Outra reunindo Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e Mato Leitão. “Vamos aguardar a definições de todos para pensarmos em alternativas. Queremos que todas as pessoas tenham acesso a futebol no primeiro semestre.”

Atual campeão da categoria titular                              em Arroio do Meio, Palmense ficará de fora da competição neste ano

Atual campeão da categoria titular em Arroio do Meio, Palmense ficará de fora da competição neste ano

Campeonatos em andamento

Em Progresso, o campeonato está na quarta rodada. A competição iniciou no dia 9 de dezembro e conta com a participação de oito clubes. Flamengo, de Cabeceira de Tocas, Flamengo, de Xaxim, Gaúcho, Sempre Unidos, Cruzeiro, de Tiririca, Cruzeiro, de Alto Honorato, São João e Sempre Unidos.

Neste sábado, os jogos ocorrem em Tiririca. No primeiro, o Gaúcho enfrenta o Achados e Perdidos. No jogo de fundo, o duelo é entre os Cruzeiros de Alto Honorato e de Tiririca.

No domingo, Cabeceira de Tocas as partidas: Flamengo, de Xaxim, versus São João e Flamengo, de Cabeceira de Tocas, versus Sempre Unidos.

Em Boqueirão do Leão, não haverá rodada neste fim de semana em virtude do torneio de futebol 7, de Colônia Jardim. A competição retorna no dia 14. Na semana passada, em jogo único, o São Roque venceu o Independente nas duas categorias. Na aspirante, por 1 a 0 e na titular por 3 a 1.

Municipal de Progresso tem quatro partidas neste fim de semana. Competição está na quarta rodada

Municipal de Progresso tem quatro partidas neste fim de semana. Competição está na quarta rodada

A situação nos municípios

• Lajeado – A competição começará a ser definida apenas depois da escolha da nova diretoria. A eleição será segunda-feira, dia 8 na sede da Lilafa.

• Cruzeiro do Sul – Reunião com os dirigentes de clubes ocorre na terça-feira, às 20h30min, no Restaurante do Greu

• Taça da Amizade – A competição que integra as cidades de Westfália, Imigrante, Poço das Antas, Brochier e Maratá terá a participação de dez times. Palmeiras, Juventude e Fluminense (Westfália), Poço das Antas e 11 Amigos (Poço das Antas), Ecas e Riograndense (Imigrante), Juventude e Recreativo (Brochier) e Esperança (Maratá).
Segundo o organizador Gilberto Frigo, as equipes foram divididas em duas chaves de cinco clubes, jogando em turno e returno. Os quatro primeiros se classificam às quartas de final. Campeonato inicia no dia 1º de fevereiro.

• Teutônia – Torneio inicia no dia 25 de fevereiro e pode ter a participação de 10 times. Até o momento, confirmaram presença Catarinense, Esperança, Atlético Gaúcho, Boa Vista, Ribeirense, Alto Taquari e União. Avante e Bangu têm até o dia 8 de fevereiro para confirmar a participação. Na ocasião, ocorrerá congresso técnico com as equipes. O lançamento da competição será no dia 22, na sede do Atlético Gaúcho, no Loteamento Oito.

• Roca Sales – Promovido pela governo municipal e pelo Departamento de Esportes, o certame terá a reunião decisiva no dia 16. Dez clubes participam na categoria titular e quatro na veterano. Pela titular, jogam: Esperança A e B, Copalto, Concórdia, Toma 10, Botafogo, Juventude, Real Lions, Independente e Rio Branco. Na veterano os times confirmados são: Copalto, Concórdia, Juventude e Independente.

• Arroio do Meio – Na segunda-feira ocorre reunião, na sede do Ser Livres, a partir das 19h30min, para os clubes entregarem as fichas dos atletas e definirem a primeira rodada. Seis clubes participam: Forquetense (Forqueta), Esperança e Rui Barbosa (Rui Barbosa), Amigos (Picada Arroio do Meio), Cruzeiro (Linha 32) e Sete de Setembro (São Caetano). O campeonato inicia dia 18 de fevereiro, com categorias aspirante e titular.

• Forquetinha – Clubes como Nacional e Arroio Alegrense aguardam convites de outros municípios.

• Marques de Souza – Dia 17, às 20h30min, na sede do EC Brasil, ocorre a reunião decisiva. A competição será disputada só na categoria titular e pode ter a participação de seis clubes: Brasil, Bragantino, Cruzeiro, Nova Aliança, Juventude e União. O início será na segunda quinzena de fevereiro.

• Travesseiro – A Liga Travesseirense de Futebol Amador (Litrafa) promove mais uma Copa Integração. A competição inicia no dia 18 de fevereiro e pode ter a participação de seis a dez clubes. Segundo Junior Weizenmann, no dia 5, ocorre reunião decisiva, no Bar Recanto da Amizade, para os clubes entregarem as fichas dos jogadores.

• Paverama – Morro Bonito, Morro Azul, Guaíba, Independente e Internacional disputam o título da competição na categoria titular. Os jogos ocorrem sempre em uma praça de esportes. Os times jogarão entre si, em turno e returno, classificando os quatro primeiros para as semifinais.

• Estrela – A cidade realiza apenas o Intercomunitários, competição entre as comunidades do interior.

• Encantado – O Departamento de Esportes trabalha na realização da competição. Segundo Tiago Marchese, um dos organizadores, nas próximas semanas, haverá reunião com os clubes interessados. A tendência é de que a competição inicie na primeira quinzena de março.

• Sério – Não terá campeonato.

• Colinas – De acordo com o calendário de eventos, o municipal inicia em abril, mas, segundo um dos organizadores, Alex Willrich, a tendência é de organizar um campeonato de futebol 7 entre as comunidades. “Temos apenas quatro times aqui na cidade e muitos não disputam campeonato faz anos, então, vamos nos reunir com eles e ver o que podemos fazer.”

• Santa Clara do Sul – A competição está em avaliação e ainda não há definições.

• Bom Retiro do Sul – O campeonato inicia em fevereiro com cinco equipes: Grêmio Beira do Rio, Palmeiras, Rudibar, Floriano e Aecosajo.

• Taquari – Sem definições. A partir de março o Departamento de Esportes se reúne com os dirigentes de clubes para analisar a viabilidade da competição.

• Mato Leitão – Sem definição.

Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais