A cada início de ano, as atenções se voltam aos campeonatos amadores do Vale do Taquari. Levantamento realizado pelo jornal A Hora mostra que pelo menos 15 cidades da região organizam competições neste primeiro semestre. Um dos destaques é a Taça da Amizade, com início no dia 1º de fevereiro.
Outra competição com tratativas avançadas é a de Arroio do Meio. Na segunda-feira, ocorre reunião para os clubes entregarem as fichas dos atletas e definirem a primeira rodada. Seis equipes participam: Forquetense (Forqueta), Esperança e Rui Barbosa (Rui Barbosa), Amigos (Picada Arroio do Meio), Cruzeiro (Linha 32) e Sete de Setembro (São Caetano).
O campeonato inicia no dia 17 de fevereiro, com a disputa das categorias aspirante e titular.
Clubes aguardam convites
Sem realizar um campeonato municipal de campo faz anos, os times de Canudos do Vale, Forquetinha e Sério aguardam convites de outras cidades para disputar uma competição.
Clubes como o Nova Berlim, Minuano e Canarinho, todos de Canudos do Vale, já participaram dos municipais de Lajeado, Marques de Souza e Progresso.
Para Ademir Southier, o “Pimbi”, responsável pelo Nova Berlim, a iniciativa de jogar outros campeonatos é válida. “Assim movimentamos a cidade e não ficamos parados no primeiro semestre.”
Com a inauguração do campo marcada para o fim do ano, Pimbi acredita que em 2019 ano será possível organizar um municipal. “Com o nosso, teremos quatro campos de futebol 11 aqui na cidade, aí acho que dá pra sair.”
De acordo com ele, a realização de uma competição neste ano chegou a ser cogitada, mas por falta de líderes nas comunidades os clubes optaram por jogar apenas o municipal de futebol 7.
Taça da Amizade é exemplo
A Taça da Amizade, criada para integrar equipes de Brochier, Imigrante, Maratá, Poço das Antas e Westfália, se tornou exemplo para outras cidades na região.
Neste ano, dez times participam: Palmeiras, Juventude e Fluminense (Westfália), Poço das Antas e 11 Amigos (Poço das Antas), Ecas e Riograndense (Imigrante), Juventude e Recreativo (Brochier) e Esperança (Maratá).
Eles foram divididos em duas chaves de cinco, jogando em turno e returno. Os quatro primeiros se classificam às quartas de final. Os duelos iniciam no dia 1º de fevereiro.
Outra competição que integra mais municípios é a Copa Integração. O torneio promovido pela Liga Travesseirense de Futebol Amador (Litrafa) movimenta Pouso Novo, Travesseiro, Coqueiro Baixo e Marques de Souza. Neste ano, existe a possibilidade de clubes de Nova Bréscia participarem.
Segundo o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, torneios como a Copa Integração e a Taça da Amizade são exemplos para as cidades menores, onde não existe mais a possibilidade de haver municipal. Ele conta que a partir de fevereiro, quando todas as competições estiverem definidas, conversará com os dirigentes de clubes para ver a possibilidade de criar um novo torneio. “Queremos que o maior número de cidades tenha futebol.”
Kochhann adianta que existe a ideia de criar duas competições. Uma integrando Marques de Souza, Canudos do Vale, Forquetinha e Sério. Outra reunindo Cruzeiro do Sul, Santa Clara do Sul e Mato Leitão. “Vamos aguardar a definições de todos para pensarmos em alternativas. Queremos que todas as pessoas tenham acesso a futebol no primeiro semestre.”
Campeonatos em andamento
Em Progresso, o campeonato está na quarta rodada. A competição iniciou no dia 9 de dezembro e conta com a participação de oito clubes. Flamengo, de Cabeceira de Tocas, Flamengo, de Xaxim, Gaúcho, Sempre Unidos, Cruzeiro, de Tiririca, Cruzeiro, de Alto Honorato, São João e Sempre Unidos.
Neste sábado, os jogos ocorrem em Tiririca. No primeiro, o Gaúcho enfrenta o Achados e Perdidos. No jogo de fundo, o duelo é entre os Cruzeiros de Alto Honorato e de Tiririca.
No domingo, Cabeceira de Tocas as partidas: Flamengo, de Xaxim, versus São João e Flamengo, de Cabeceira de Tocas, versus Sempre Unidos.
Em Boqueirão do Leão, não haverá rodada neste fim de semana em virtude do torneio de futebol 7, de Colônia Jardim. A competição retorna no dia 14. Na semana passada, em jogo único, o São Roque venceu o Independente nas duas categorias. Na aspirante, por 1 a 0 e na titular por 3 a 1.
A situação nos municípios
• Lajeado – A competição começará a ser definida apenas depois da escolha da nova diretoria. A eleição será segunda-feira, dia 8 na sede da Lilafa.
• Cruzeiro do Sul – Reunião com os dirigentes de clubes ocorre na terça-feira, às 20h30min, no Restaurante do Greu
• Taça da Amizade – A competição que integra as cidades de Westfália, Imigrante, Poço das Antas, Brochier e Maratá terá a participação de dez times. Palmeiras, Juventude e Fluminense (Westfália), Poço das Antas e 11 Amigos (Poço das Antas), Ecas e Riograndense (Imigrante), Juventude e Recreativo (Brochier) e Esperança (Maratá).
Segundo o organizador Gilberto Frigo, as equipes foram divididas em duas chaves de cinco clubes, jogando em turno e returno. Os quatro primeiros se classificam às quartas de final. Campeonato inicia no dia 1º de fevereiro.
• Teutônia – Torneio inicia no dia 25 de fevereiro e pode ter a participação de 10 times. Até o momento, confirmaram presença Catarinense, Esperança, Atlético Gaúcho, Boa Vista, Ribeirense, Alto Taquari e União. Avante e Bangu têm até o dia 8 de fevereiro para confirmar a participação. Na ocasião, ocorrerá congresso técnico com as equipes. O lançamento da competição será no dia 22, na sede do Atlético Gaúcho, no Loteamento Oito.
• Roca Sales – Promovido pela governo municipal e pelo Departamento de Esportes, o certame terá a reunião decisiva no dia 16. Dez clubes participam na categoria titular e quatro na veterano. Pela titular, jogam: Esperança A e B, Copalto, Concórdia, Toma 10, Botafogo, Juventude, Real Lions, Independente e Rio Branco. Na veterano os times confirmados são: Copalto, Concórdia, Juventude e Independente.
• Arroio do Meio – Na segunda-feira ocorre reunião, na sede do Ser Livres, a partir das 19h30min, para os clubes entregarem as fichas dos atletas e definirem a primeira rodada. Seis clubes participam: Forquetense (Forqueta), Esperança e Rui Barbosa (Rui Barbosa), Amigos (Picada Arroio do Meio), Cruzeiro (Linha 32) e Sete de Setembro (São Caetano). O campeonato inicia dia 18 de fevereiro, com categorias aspirante e titular.
• Forquetinha – Clubes como Nacional e Arroio Alegrense aguardam convites de outros municípios.
• Marques de Souza – Dia 17, às 20h30min, na sede do EC Brasil, ocorre a reunião decisiva. A competição será disputada só na categoria titular e pode ter a participação de seis clubes: Brasil, Bragantino, Cruzeiro, Nova Aliança, Juventude e União. O início será na segunda quinzena de fevereiro.
• Travesseiro – A Liga Travesseirense de Futebol Amador (Litrafa) promove mais uma Copa Integração. A competição inicia no dia 18 de fevereiro e pode ter a participação de seis a dez clubes. Segundo Junior Weizenmann, no dia 5, ocorre reunião decisiva, no Bar Recanto da Amizade, para os clubes entregarem as fichas dos jogadores.
• Paverama – Morro Bonito, Morro Azul, Guaíba, Independente e Internacional disputam o título da competição na categoria titular. Os jogos ocorrem sempre em uma praça de esportes. Os times jogarão entre si, em turno e returno, classificando os quatro primeiros para as semifinais.
• Estrela – A cidade realiza apenas o Intercomunitários, competição entre as comunidades do interior.
• Encantado – O Departamento de Esportes trabalha na realização da competição. Segundo Tiago Marchese, um dos organizadores, nas próximas semanas, haverá reunião com os clubes interessados. A tendência é de que a competição inicie na primeira quinzena de março.
• Sério – Não terá campeonato.
• Colinas – De acordo com o calendário de eventos, o municipal inicia em abril, mas, segundo um dos organizadores, Alex Willrich, a tendência é de organizar um campeonato de futebol 7 entre as comunidades. “Temos apenas quatro times aqui na cidade e muitos não disputam campeonato faz anos, então, vamos nos reunir com eles e ver o que podemos fazer.”
• Santa Clara do Sul – A competição está em avaliação e ainda não há definições.
• Bom Retiro do Sul – O campeonato inicia em fevereiro com cinco equipes: Grêmio Beira do Rio, Palmeiras, Rudibar, Floriano e Aecosajo.
• Taquari – Sem definições. A partir de março o Departamento de Esportes se reúne com os dirigentes de clubes para analisar a viabilidade da competição.
• Mato Leitão – Sem definição.
Ezequiel Neitzke: ezequiel@jornalahora.inf.br