Morador de Estrela, Everaldo Brites Baicoa completou 47 anos na segunda-feira. Dois dias depois, resolveu fugir do calor com parte da família e foi até um balneário em Lajeado, no encontro entre os rios Forqueta e Taquari. Ele não sabia nadar e, ao chegar a um ponto de maior profundidade, submergiu. O corpo foi localizado no fim da tarde de ontem, a quatro quilômetros do local.
Baicoa estava acompanhado da mulher e de uma filha de 2 anos – ele também deixa outra filha de 16 anos. Cerca de 40 pessoas estavam próximas ao local e ouviram os gritos de socorro da vítima e de familiares, mas não foi possível ajudá-lo.
Antes de sumir e se afogar no Taquari, conforme familiares, ele conseguiu voltar à superfície duas vezes, com bastante dificuldade. Na última, apenas seus pés foram vistos. A morte aconteceu por volta de 16h.

Everaldo Brites Baicoa completou 47 anos na segunda-feira
No início da tarde de ontem, a mulher seguia às margens do Taquari, próximo ao ponto onde Baicoa sumiu. Desde a manhã, o Corpo de Bombeiros, por meio do Grupo de Buscas e Salvamentos (GBS) de Porto Alegre – com auxílio de mergulhadores –, realizava buscas ao corpo da vítima, encontrado por volta das 16h30min, abaixo da chamada “cascalheira”. Ainda na quarta-feira, uma guarnição de Lajeado também fez buscas.
Ontem, além da mulher, o irmão de Baicoa também acompanhava o serviço do GBS. Era uma espera angustiante. Ao lado de pescadores e banhistas, ele tentava adivinhar onde o corpo poderia estar preso no leito do Taquari. Também lembrava dos últimos momentos da vítima. “Ele disse, pouco antes de morrer, que aquela tarde no rio com a família era o presente de aniversário dele.”
Pescadores alertam para os perigos daquele ponto do Taquari. O local do afogamento fica próximo à foz do Forqueta e a profundidade passa de dez metros. De acordo com um dos mergulhadores que realizava as buscas, a correnteza na parte mais funda do leito é muito forte, e a presença de galhos torna o mergulho ainda mais perigoso. Não há qualquer sinalização naquele balneário.
Morte em Taquari
Também na quarta-feira à tarde, por volta das 16h30min, o jovem Gabriel Araújo morreu afogado na localidade de Beira do Rio, em Taquari. Conforme testemunhas, o adolescente atravessava a nado um açude com dois metros de profundidade. Ele estava indo buscar um caíque, atracado na outra margem.
No meio da travessia, submergiu. Testemunhas chamaram os bombeiros, porém, conforme familiares, houve demora no atendimento. A guarnição foi até o local no fim da tarde de quarta-feira e informou que as buscas ao corpo iniciariam só às 8h30min de ontem, pelo GBS que veio de Porto Alegre.
Com a demora, populares iniciaram as buscas na manhã de ontem e logo encontraram o cadáver do jovem, que era morador da localidade de Beira do Rio e completaria 16 anos no dia 14.
Sobre as queixas, o Corpo de Bombeiros informa que a primeira guarnição não realizou buscas em função do avançado horário e pela falta de preparo e material adequado.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br