Principal data comercial do ano, o Natal é responsável por ampliar o faturamento do varejo mesmo nos dias que sucedem a data festiva. Na semana seguinte às comemorações, os clientes voltam as lojas para trocar produtos e vales-presentes, e sempre acabam gastando um pouco mais para adquirir objetos de desejo.
Gerente de uma loja de confecções, Janaina Elena Pohl, 33, comemora o movimento na última semana do ano. Segundo ela, após um Natal muito positivo nas vendas, o número de clientes em compra continuou elevado.
“Estão comprando presentes para si ou para levar aos parentes que encontrarão no período de férias”, relata. Conforma Janaina, as roupas para o Ano-Novo estão entre as principais escolhas, tanto nas trocas quanto nas vendas regulares.
Para a gerente, mesmo não sendo uma obrigação, as trocas de produtos ajudam a fidelizar os clientes e também podem garantir a compra de novas peças, elevando o faturamento da loja. “É um momento em que muitas pessoas que não são clientes conhecem a loja.”
Gerente de uma ótica, Aline Bergmann, 25, também confirma o faturamento extra no pós-Natal. Segundo ela, grande parte do movimento foi de trocas de vales-presentes. “A maioria ganha o vale no amigo-secreto, e acaba gastando mais para comprar um produto de qualidade.”
Aline afirma que neste ano não houve muitas trocas de produtos. Conforme a gerente, a maior parte das vendas foi de pessoas que já presentearam parentes e agora fazem uma compra pessoal. “Muitos estão comprando óculos de sol para a viagem de férias.”
Segundo ela, na próxima semana, a rede começa um período de promoções com os já tradicionais descontos de início do ano.
Oportunidade
Presidente da CDL Lajeado, Heinz Rockenbach afirma que os lojistas devem perceber a última semana do ano como uma oportunidade. Segundo ele, o movimento de trocas pode ser aproveitado para adicionar novas vendas, agregando valores.
“O movimento não é tão intenso como na véspera do Natal, mas é um momento para barganhar alguma coisa, fazer novos clientes e fidelizar os antigos”, aponta. Segundo ele, parte das lojas já antecipou as promoções de janeiro, mas a CDL não interfere nessas decisões.
“Depende da demanda e da necessidade de cada lojista”, ressalta. Para ele, os primeiros dias do ano costumam ser um momento para o consumidor aproveitar preços mais em conta para levar produtos que desejava há mais tempo.
Tendência estadual
Levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre mostra que quase metade dos lojistas do RS aposta nas liquidações pós-Natal para impulsionar as vendas de fim de ano.
Entre os entrevistados, 36,4% começaram as promoções logo após o Natal, enquanto 45,5% pretendem iniciar as liquidações na primeira quinzena de janeiro. Quase a metade dos empresário pretende manter as promoções até o fim do próximo mês.
Presidente da entidade, Paulo Kruse acredita que o período é o ideal para recuperar as vendas, garantir o melhor resultado para o ano e começar o próximo período com fôlego.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br