Os detalhes à realização da 6ª Copa Cidade das Flores de Futebol Infantil foram definidos. Nesta edição, o evento será disputado entre os dias 12 e 18 de janeiro. Até o momento, 56 equipes dos três estados do sul confirmaram participação.
A estimativa da organização é atrair mais de mil jogadores a Santa Clara do Sul. No total serão sete categorias em disputa: nascidos entre 2002 a 2008. A idade dos participantes vai dos 9 aos 15 anos.
Para o secretário de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, Mauro Heinen, o evento oportuniza uma integração esportiva, cultural e social de jovens atletas. Salienta, ainda, que a competição busca evidenciar o que o município tem de melhor, sua receptividade e hospitalidade. além da oferta de produtos e serviços, visando ao seu desenvolvimento e visibilidade.
O primeiro compromisso das equipes ocorre no dia 12 de janeiro. Na data, está agendada a entrega dos documentos dos participantes e a checagem das informações. Em seguida, a comissão organizadora dá início ao cerimonial de abertura da Copa Cidade das Flores. Na programação, consta ainda o desfile dos participantes. Os jovens atletas partem do Clube Centro de Reservistas até o campo do Santa Clara FC, onde ocorre o primeiro jogo.
A novidade deste ano é que as categorias 2007 e 2008 jogam em campos reduzidos, a exemplo do que ocorre na Europa.
Ficam sete atletas para cada lado. As traves também terão o tamanho adaptado para os jogadores.
A competição é organizada pelo Planeta Bola Eventos, com apoio da administração municipal. Mais informações pelo www.planetabolaeventos.com.br.
Retrospecto das equipes do Vale
2013. Na primeira edição, Lajeadense/Mundo Verde ficou com a taça da categoria sub-17 ao vencer o dono da casa, Santa Clara/Pumas, nas penalidades
2014. Duas equipes do Vale ficaram com o título. Juventus venceu na categoria sub-13. Na sub-12, Santa Clara/Pumas levou a taça com aproveitamento de 100%.
2015. De maneira invicta, o representante 2001 da Santa Clara/Pumas se sagrou campeão ao desbancar o Vila Nova nas penalidades. A equipe ficou ainda com a medalha de prata nas categorias 2002 e 1997
2016. Foi o ano mais vitorioso para as equipes do Vale do Taquari. O Santa Clara do Sul conquistou as categorias 2003 e 1998. O Lajeadense venceu as categorias 2002 e 2000. Já o Juventus ficou com a taça da categoria 1999.
2017. O Lajeadense/ALE venceu na categoria 2004. O título veio em vitória sobre o Vila Nova, de Passo Fundo. Na categoria 2003, Santa Clara do Sul e Lajeadense/ALE disputaram a final. Em jogo sem muitas chances de gol, o título foi para Santa Clara após vitória nos pênaltis. Na categoria 2002, novo título para o Santa Clara do Sul, e novamente nos pênaltis, dessa vez sobre o AD Guarulhos.
Sedes
Campo 1: Santa Clara FC, no Centro
Campo 2: Clube Esportivo, na Rua das Flores
Campo 3: EC Cruzeiro, de Nova Santa Cruz
Campo 4: ASER Sampainho, em Sampainho
Campo 5: EC São José, de Nova Santa Cruz
Campo 6: Sercha, de Chapadão
Campo 7: EC Canarinho, em São Bento