Os últimos dias da primavera serão marcados pelo aumento das temperaturas e sensação de abafamento. Ao mesmo tempo, a frente fria que chegou ao estado no domingo, acompanhada de ventos fortes, continuará atuando. Deve provocar períodos de instabilidade ao longo da semana, inclusive na quinta-feira, quando inicia o verão.
De acordo com os registros da estação meteorológica da Univates, localizada em Lajeado, o acumulado mensal até o momento é de 16,4 milímetros de chuva, 7,2 registrados no domingo. Durante a semana, o volume não deve ser expressivo, mas amenizará o calor.
Hoje há chances de chuva isolada entre a tarde e noite, depois de um dia de sol entre nuvens, e altas temperaturas.
A previsão do Núcleo de Informações Hidrometeriológicas da Univates (NIH) é que a máxima chegue aos 30ºC.
Amanhã, a frente fria avança. A nebulosidade aumenta, amplia a possibilidade de chuva e até de temporais em alguns pontos da região. Com isso, a temperatura cai um pouco, e não deve passar dos 28ºC.
No primeiro dia do verão, o sol volta a aparecer, mas alterna com nuvens. A chuva pode voltar a aliviar o calor das altas temperaturas, que voltam a atingir os 30ºC. Na sexta-feira, apesar de ainda haver chances de chuva, esquenta mais no Vale. O calor de 33ºC marcará o início do fim de semana do Natal.
Temporal assusta moradores
Depois de uma semana marcada por altas temperaturas, os gaúchos sofreram com temporal no fim da tarde de domingo. De acordo com os registros do NIH, a velocidade máxima do ventosfoi de 53,1 km/h.
No Vale, os estragos mais expressivos foram registrados na Rua de Eventos, em Arroio do Meio.
Um total de 22 folhas poliuretano caíram sobre a pista. A área ficou isolada até ontem à tarde, quando um guincho contratado pelo município fez a retirada dos objetos. Alguns haviam ficado pendurado no teto e corriam o risco de cair.
Carolina Chaves da Silva: carolina@jornalahora.inf.br