A concessionária responsável pela cobrança do estacionamento rotativo contabiliza 24.619 Avisos de Pós-Pagamento (APP) desde o início do novo modelo. Desse total, 6.988 foram pagos. No mesmo período, pouco mais de dois mil condutores excederam o tempo limite de duas horas em uma mesma vaga.
Os números preocupam a direção da Stacione Rotativo. O gerente da empresa, Felipe Roso, questiona o baixo índice de motoristas que pagaram os APPs. “Nem 30% respeita, e nosso trabalho está sendo feito. E muito bem-feito.”
Para Roso, falta uma atuação mais eficaz do Departamento de Trânsito. “É preciso que seja intensificada a fiscalização.” Além disso, o empresário cita a importância da conscientização por parte dos motoristas.
Sobre reclamações de supostas ausências dos cobradores, Roso reforça a necessidade de os motoristas usarem outros mecanismos de pagamentos, como aplicativo de celular e os parquímetros.
Dois meses de nova regra
Após o fim do Aviso de Irregularidade (AI) – multa de R$ 20 aplicada contra motoristas inadimplentes –, no início de julho, os vereadores criaram o APP, por meio de projeto de lei aprovado na câmara, como uma nova forma de evitar a inadimplência no serviço de estacionamento rotativo.
Antes da mudança, todo e qualquer motorista que deixava de pagar ou excedia o tempo limite de duas horas em uma mesma vaga pagava o equivalente a dez vezes o preço de uma hora. Com o novo modelo, a “multa” administrativa aplicada pela empresa ficou mais barata, inicialmente.
São até cinco avisos. O primeiro custa R$ 4, o segundo R$ 8, o terceiro, R$ 12, o quarto R$ 16, e o quinto e último APP custa R$ 20. Os valores são acumulativos, e o usuário que tiver cinco avisos terá como pendente o valor de R$ 60. O pagamento deverá ser feito na sequência inversa, do quinto para o primeiro, e pode ser feito na sede da empresa ou com os cobradores.
Para o Departamento de Trânsito, e para fins de autos de infrações, será considerado irregular o veículo que permanecer por mais de duas horas na mesma vaga, ou após o recebimento do 5º APP. Nesses casos, o usuário receberá um ticket educativo denominado “irregular”, ficando sujeito às sanções legais a serem aplicadas pelos agentes da prefeitura: guincho, multa e pontos na CNH.
“Não temos agentes só para o rotativo”
Chefe do Departamento de Trânsito, Carlos Kayser garante que a equipe segue fiscalizando os inadimplentes. A média de autos de infração aplicados por dia não chega a cinco. “O monitor ou a própria empresa nos avisam. Mas não temos fiscais exclusivos para cuidar do rotativo”, resume. Conforme ele, o setor também acompanha o movimento dos motoristas por meio de um televisor.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br