A decisão política é a primeira etapa para romper barreiras que impedem o desenvolvimento da nação, do estado e dos municípios. Seja para implantação de um novo empreendimento ou na determinação de políticas públicas reivindicadas pela sociedade, tudo passa por deputados e integrantes dos Executivos.
Dentro dos gabinetes, seja em Brasília ou em Porto Alegre, os parlamentares representam interesses dos eleitores que os elegeram, ou pelo menos deveriam. Às vésperas de mais um ano eleitoral, se retomam debates sobre a importância da presença de políticos locais nos legislativos.
Como mostrou reportagem do A Hora nesse fim de semana. pelo menos 14 nomes estão na lista de pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Por trás de cada eleição, há diversos interesses. Desde a escolha de políticos apenas para preencher legenda, passando por aqueles que usam a eleição geral como trampolim político, o fato é que a falta de unidade dos agentes políticos enquanto defensores da região reduz a cada pleito a expressão do Vale das funções públicas.
[bloco 1]
Essa perda fica expressa quando o Vale compete com outras regiões. Por vezes, projetos são postergados devido ao distanciamento com a representação política. Entre o campo da atuação comunitária e política existe um paradoxo. No primeiro, integrantes de instituições de classe, voluntários, empresários e estudiosos mantêm debates permanentes no âmbito dos conselhos e entidades.
No tabuleiro político, o pragmatismo partidário faz com que as pessoas se distanciem desses espaços. Os debates ficam restritos a um grupo seleto, do qual se articulam estratégias para manter ou chegar ao poder. O cidadão comum, o eleitor, o líder empresarial ou o intelectual têm dificuldade em entender as bases e até mesmo a linguagem dessa esfera social. Por vezes, até discorda do modelo trabalhado nos partidos.
Como o sistema de democracia representativa está em constante mudança, com uma chance de nas próximas eleições gerais, em 2022, tem-se a oportunidade de quebrar com esse ciclo. Pelo que se sabe, o voto distrital misto pode ser a garantia da presença de políticos da região nos parlamentos.
Editorial
Representação política diminuta
A decisão política é a primeira etapa para romper barreiras que impedem o desenvolvimento da nação, do estado e dos municípios. Seja para implantação de um novo empreendimento ou na determinação de políticas públicas reivindicadas pela sociedade, tudo passa por…