O palco instalado na rua Padre Anchieta próximo à rótula com a Duque de Caxias recebeu diversos artistas locais. Crianças e adolescentes da Escola de Música do município abriram a programação cultural da noite, marcando o início do Natal Mais Encantado, conhecido como calçadão.
Escaletas, gaita, violino, saxofone e flauta foram alguns instrumentos tocados pelos adolescentes que apresentaram canções natalinas. Gabrieli Bouvié, 12, cantou duas músicas autorais.
Segundo ela, a inspiração para as letras vem de tudo o que vive. Quando escreve, já pensa em como ficará a música. Gabrieli participa da Escola de Música do município desde o início do ano. Além de cantar, também toca teclado e violão. “Meu sonho é ser cantora. Cantava com o meu avô. Antes de ele morrer, me pediu para que eu continuasse”, conta.

Papai Noel, acompanhado dos duendes, chegou de rappel à rua Padre Anchieta
Segundo os pais Lisiane e Adriano Bouvié, a filha prepara um CD para ser lançado no próximo ano. A família busca auxílio e apoia a jovem em sua carreira. “É a realização de um sonho ver a nossa filha cantando aqui hoje”, diz a mãe Lisiane.
Outra família que prestigiou a programação foi a dos empresários Leonir e Vanderléia Lorenzon junto com as filhas Danielli, 5, e Gabrielli, 14. “É uma oportunidade de as crianças se apresentarem e quem sabe terem uma profissão. Com toda essa violência atual, sempre é bom eventos que valorizem a família. Além disso, o calçadão é uma forma de reencontrarmos os amigos”, comenta Vanderléia.
Gabrielli também participa da Escola de Música do município, regida pelo maestro Marlon Gausmann. Ela toca gaita e já fez várias apresentações na cidade.

Gabrieli Bouvié sonha ser cantora. Ela participa da Escola de Música do município.
Espetáculo e Papai Noel
Após as apresentações das crianças e adolescentes houve a peça teatral Brincando de Natal, com o grupo Luz e Cena, de Novo Hamburgo. O espetáculo contou a história do nascimento de Jesus por meio de um senhor e três crianças.
Ao fim do teatro, o Papai Noel chegou junto com duendes. Eles desceram de rapel no prédio do Hotel Turatti.
O Natal Mais Encantado é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas. O objetivo é incentivar o comércio local e atrair pessoas de outras cidades, além de oferecer atrações culturais.
“É um orgulho fechar as ruas e manter as festas tradicionais na nossa cidade”, destaca o presidente da CDL, Marcelo Peretti. Segundo ele, a meta é a cada ano melhorar os atrativos para atrair um público ainda maior.

Família Lorenzon prestigiou apresentações, teatro e a chegada do Bom Velhinho.
A organização da programação está a cargo do Expresso da Magia. Tem patrocínio de Machado Agropecuária e Rota Indústria Gráfica. O apoio cultural é da Secretaria da Educação e Cultura e o financiamento é do Governo do Estado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC).
Horário diferenciado
Entre os dias 20 e 22, as lojas atendem das 8h30min às 11h45min e das 13h15min às 22h. Nos sábados que antecedem o Natal e o Ano-Novo, o horário do comércio será das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. No domingo, dia 24, e na segunda-feira, 25, os estabelecimentos estarão fechados, assim como no dia 31 de dezembro.
Clientes que comprarem a partir de R$ 50 nas lojas participantes podem trocar as notas por vales-brinquedos na CDL. Nos dias de evento, haverá brinquedos infláveis na rua Júlio de Castilhos.
Programação
Hoje – Show com Jader Leal
Amanhã – Os Trovadores de Natal
Dia 21 – Musical Princesas
Dia 22 – Walter Silva
Dia 23 – show com Claus e Vanessa
*As atrações musicais são gratuitas e ocorrem às 22h
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br