Duas chapas disputam a mesa diretora do Legislativo para o próximo ano. Na sessão de hoje, 19, serão escolhidos os vereadores para as funções de presidente, vice-presidente e secretário. Juliano Körner (PSDB) lidera o grupo da base governista para enfrentar Diego Tenn Pass (PDT), que concorre pela oposição.
Integram a chapa da situação o atual presidente, Marcos Quadros (PSDB), como candidato a vice, e Keetlen Janaína Link (PSD), candidata à secretária.
Körner afirma que disputa a presidência por fazer parte da base do governo e se sentir preparado. Segundo ele, se escolhido, a “responsabilidade com o dinheiro público” será marca da gestão. “Conduzirei os trabalhos da casa com seriedade e transparência”, ressalta.
O grupo de Tenn Pass conta com Delcio José Barbosa (PPS) para vice e Aline Röhrig Koll (PP) para secretária. É a segunda vez que o pedetista concorre à presidência. Se eleito, pretende liderar o Legislativo com “cuidado” e “paciência” para ouvir todos os parlamentares, Implementar maior exigência em relação às explicações do Executivo e proporcionar mais participação popular na câmara. Para ele, diálogo, economia e eficiência devem orientar a gestão.
As chapas podem ser apresentadas até uma hora antes da sessão, prevista para as 18h30min. Os nomes para compor as três comissões da casa devem constar nas inscrições. Os 11 parlamentares definirão a nova mesa diretora por meio de voto aberto. O grupo eleito assumirá as funções em 1º de janeiro.
A escolha do comando da casa ocorre no fim da sessão. Sete projetos do Executivo estão na ordem do dia. Haverá ainda homenagens aos alunos da Apae.
Balanço da gestão
Esta será a última sessão ordinária presidida por Marcos Quadros, com Cleudori Paniz (PSD) como vice e Hélio Brandão (PTB) como secretário. Ao menos uma sessão extraordinária será convocada neste ano, sob comando da atual mesa diretora. A proposta de reajuste salarial do funcionalismo público ainda precisa ser analisada pelos vereadores.
De acordo com Quadros, a gestão foi marcada por uma câmara “atuante” na atribuição de fiscalizar. Como fato mais importante do ano, ele considera a posição favorável do Legislativo à instalação da CPI para investigar o ex-prefeito Renato Altmann. “Isso deu credibilidade e respeito para a câmara”, afirma.
Reformulação e treinamento do quadro de funcionários, incluindo nomeação de um servidor concursado, consolidação das leis municipais, implantação de ouvidoria e reformulação do site conforme orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) são algumas das realizações destacadas pelo presidente.
Quadros comenta ser o presidente que mais investiu na construção da nova sede da câmara, com cerca de R$ 588 mil desde o início do ano. Menciona também a renegociação do aluguel do atual espaço do Legislativo, que resultou na redução de 20% do valor.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br