A defesa foi um dos pontes fortes do Grêmio na temporada 2017. O goleiro Marcelo Grohe e a zaga, formada por Pedro Geromel e o argentino Walter Kannemann, sempre apareceram como um dos pilares do técnico Renato Gaúcho.
No desembarque da delegação vinda de Abu Dhabi, o presidente do clube, Romildo Bolzan, confirmou a renovação de Kannemann, ocorrida já no voo rumo a Abu Dhabi para a disputa do Mundial.
O zagueiro argentino confirmou que fica no Tricolor até dezembro de 2020. Na temporada de 2018, não faltará disposição para a disputa de mais uma Libertadores, além das outras competições, como Brasileirão, Copa do Brasil e Gauchão. “Assinamos a renovação, estou feliz, contente. Agora, vamos curtir as férias. Ano que vem vamos voltar com mais vontade”, disse Kannemann.
Após a derrota na final do Mundial de Clubes para o Real Madrid, falou-se muito do desnível entre o poderio dos times europeus em relação aos sul-americanos. Perguntado se, mesmo com a disparidade técnica, o time fez uma boa partida, o zagueiro considerou que a equipe atuou como de costume e tentou o possível.
Comprado do Atlas, do México, Kannemann está no Grêmio desde julho de 2016. Disputou 77 jogos e marcou dois gols.
Renovação de Renato será tratada hoje
Renato Gaúcho já está no Brasil. Ao lado do empresário Gerson Oldenburg, da filha Carol e do auxiliar Alexandre Mendes, o técnico ficou no Rio de Janeiro, onde passará férias. Oldenburg anunciou que estará hoje no RS para tratar sobre a renovação de contrato.
O empresário acompanhou o Grêmio aos Emirados Árabes para iniciar as negociações, mas as conversas foram interrompidas para Renato focar na decisão.
O pedido para adiar o tema da renovação havia partido do próprio Renato, que demonstrou abatimento depois da derrota para o Real Madrid. Pelo lado tricolor, o presidente Romildo Bolzan Júnior e o vice de Futebol Odorico Roman deixaram clara a intenção de contar com o maior ídolo para 2018. Entretanto, será necessário inserir no orçamento o alto salário exigido pelo treinador.
Na temporada, o Grêmio disputou 79 partidas. Foram 41 vitórias, 18 empates e 20 derrotas – 121 gols marcados e 66 sofridos. Além do título da Libertadores e do vice no Mundial, o Tricolor foi até a semifinal da Copa do Brasil e terminou o Campeonato Brasileiro na quarta posição. Também caiu na semifinal do campeonato estadual.
Após o vice-campeonato do Mundial de Clubes, o Grêmio entra em férias. No dia 18 de janeiro, inicia a disputa do Gauchão, quando enfrenta o São Luiz, em Ijuí. As primeiras partidas terão a presença de jovens da base e do time de transição.