A terceira edição do Encontro Regional de Artesanato e Turismo Rural reuniu artesãos de municípios do alto do Vale do Taquari na sexta-feira. O evento ocorreu no Clube Comercial e foi organizado pela Emater/RS-Ascar, Associação de Artesãos de Arvorezinha (Artear) e Secretaria de Educação e Cultura e Turismo, com o apoio da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales).
Na ocasião, a turismóloga da Amturvales Lizéli Bergamaschi apresentou o Diagnóstico Turístico Regional realizado durante este ano no Vale do Taquari. Ela salientou a importância do artesanato como alternativa para potencializar o turismo na região. “O que podemos observar é que o nosso artesanato tem uma excelente qualidade, ainda que permaneça como um desafio a necessidade de se criar uma identidade regional.”
A idealizadora do Natal no Morro, Carmen Ghelen, também aproveitou a oportunidade para apresentar a história e o desenvolvimento das programação que leva centenas de turistas para a cidade.
Já a presidente da Artear, Marilene Dorigoni, fez uma descrição da caminhada da associação de Arvorezinha. Fechando os trabalhos da manhã, os artesãos apresentaram símbolos que caracterizam seus municípios.