Em boa parte do país, o Natal é um momento em que, além de reunir a família, as pessoas dão uma pausa na correria e se permitem viver um dia cheio de carinho e glamour.
Com as melhores peças da casa, seja a louça de família ou as taças compradas para a ocasião, o momento gera reflexão da importância de ter por perto quem gostamos. Amor é a palavra! E é claro que esta data acaba reunindo duas coisas: as tradições familiares com as tendências em decoração.
Menos enfeite e mais verde. A presença da natureza viva é sensação na decoração natalina deste ano. A moda que já pegou nos Estados Unidos também chegou ao Brasil, que ao longo dos últimos anos já tem deixado de lado os exageros nos enfeites de Natal.
O verde, antes mero coadjuvante, agora é o protagonista e faz dupla com o dourado. A cor mais tradicional desta época, o vermelho, se abstém apenas aos pequenos detalhes. A decoração mais minimalista veio com tudo. Conforme relatório de fim de ano do Pinterest, a busca pelo termo naked greenery (vegetação crua) aumentou cerca de 379%.
Esse movimento inusitado da decoração natalina para o ar de simplicidade se deve a dois fatores, as tendências hygge e farmhouse. A palavra hygge não tem tradução exata, mas o seu significado permeia a ideia de se sentir bem e confortável em diversos aspectos. A farmhouse vem ao encontro da hygge, inspirada em casas do campo, com elementos mais básicos e junção a madeiras e peças vintage.
Para oferecer as melhores novidades em decoração de mesas para nossos leitores, o VOCÊ conversou com Graziela dos Santos, da Completa Locações, cuja equipe montou duas mesas unindo as tendências deste ano com a sofisticação de sempre. “Para quem deseja fazer uma mesa inesquecível mas não quer investir muito, uma opção é alugar algumas peças para conseguir o melhor resultado”, indica.
A toalha tradicional
Diferente da tradição americana, os brasileiros costumam começar a decoração das mesas pela toalha. Neste exemplo, foi escolhida uma peça verde-escuro com bordados no tom de dourado claro. Para casar com os tons da toalha, o sousplat (peça usada abaixo do prato) com um dourado envelhecido incrementa o ar de sofisticação.
Para segurar os guardanapos brancos, cor clássica e infalível, o anéis de festão verde são decorados com um toque vermelho, utilizando uma pequena bola natalina. O laço dourado, detalhe fundamental para garantir leveza sem rusticidade, finaliza o acessório.
Sofisticação sem toalha
Para quem tem ou alugou uma mesa que já é bonita, a ideia é ainda mais minimalista. Sem a tradicional toalha, a mesa também vira objeto de decoração e não só elemento para receber enfeites. Ela é protagonista. O centro de mesa segue as nuances de cor da vez: verde e dourado.
Nesta opção de decor, a imagem fala sozinha. O que nos resta descrever é o detalhe das taças. Duas transparentes de fundo branco e uma terceira em um tom marrom-esverdeado. Esse jogo de cores tira a decoração do senso comum e se torna mais um ponto forte da mesa.