Barba macia

Barba, cabelo e bigode

Barba macia

Para ostentar uma barba bonita são necessários alguns cuidados extras.Deixar os pelos crescerem sem dedicar atenção causa uma aparência descuidada. Por trás de uma barba bonita, além de profissionais qualificados, estão alguns hábitos que envolvem higiene, hidratação e aparos. Abaixo,…

Barba macia

Para ostentar uma barba bonita são necessários alguns cuidados extras.Deixar os pelos crescerem sem dedicar atenção causa uma aparência descuidada.

Por trás de uma barba bonita, além de profissionais qualificados, estão alguns hábitos que envolvem higiene, hidratação e aparos.

Abaixo, os barbeiros Maurício Sbrussi e Ricardo Souza, da Don Capelli Barbershop e Gastro Bar, em Lajeado, apresentam dicas para quem deseja ter uma barba digna de admiração.

Higiene

Lave a barba todos os dias. Se possível, mais de uma vez. De acordo com Sbrussi, o o acúmulo de resíduos pode provocar uma má aparência e prejudicar os fios. “A nossa barba é como um para-choque de carro. Todo o resíduo de poluição do ar, da alimentação e até mesmo saliva podem se depositar ali”, explica. E vale ressaltar que lavar a barba é diferente de apenas deixar a água molhar e escorrer por ela no banho. Invista em produtos específicos, de preferência os neutros, e mãos à obra!

Cuidado com a cilada

Evite produtos que tenham na composição muitos tipos de álcool. “Mesmo que no geral a barba seja composta por pelos mais espessos, o álcool pode ressecá-la e prejudicar a pele”, alerta Sbrussi. Opte por shampoos sem álcool e enxague bem.

Hidratação

Não se assuste! Segundo Sbrussi, o melhor hidratante é a água. Você pode utilizar alguns produtos específicos se desejar, mas a água já é uma ótima aliada. Quem deseja melhorar ainda mais o aspecto da barba pode investir em óleos naturais específicos para esse tipo de pelo. Mas nunca passe na raiz. “O ideal é colocar uma gota do óleo nas pontas dos dedos e aplicar apenas nas pontas”, indica.

Truque do secador

Conforme Souza, homens que têm barba com o nascimento irregular ou torto para um lado podem secá-la com o auxílio de escova e secador de cabelos. “Cuidando para não chegar muito perto da pele do rosto, seque os fios enquanto os escova na direção correta que corrija a posição da barba”, sugere. O ideal é usar o secador em temperatura morna para não causar danos à pele.

Apare as pontas

Tenha sempre uma tesourinha em seu kit de barba. Alguns dias após a ida ao barbeiro, alguns fios começam a desalinhar e você pode, com cuidado, apará-los para manter o formato desenhado pelo profissional. E, apesar do aparo ajudar bastante, de acordo com Souza, o ideal é ir ao barbeiro a cada 15 dias.

Pare de puxar

Se você tem o hábito de ficar puxando a barba, pare agora mesmo. Essa prática prejudica os fios. “Ficar puxando a barba pode resultar em pontas duplas e oleosidade, depositar a sujeira das mãos ali e ainda, em casos extremos, causar acne”, explica Souza.

Acompanhe
nossas
redes sociais