Tráfego na ponte deve ser liberado próxima semana

Lajeado

Tráfego na ponte deve ser liberado próxima semana

Previsão é do governo municipal, quatro meses após iniciar obra

Tráfego na ponte deve ser liberado próxima semana
Lajeado

Os governos municipal e estadual pretendem inaugurar a nova ponte sobre o Arroio Saraquá na próxima semana. Neste sábado, o Executivo lajeadense inicia o asfaltamento das cabeceiras da ponte e o recapeamento da pista. Essa etapa aproxima a liberação do trânsito no local, quase três meses após a interrupção do fluxo de veículos sobre a estrutura. Obra é aguardada faz mais de duas décadas.

De acordo com o chefe do setor de Projetos Especiais, Isidoro Fornari, dependendo de como avançar os serviços neste sábado, a liberação ocorre na próxima semana. “Só faltará a pintura da sinalização, que ocorre na próxima semana. Depois disso, o Daer poderá liberar o fluxo”, acredita.

Foram quatro meses de obras, com alguns percalços em função da chuva. Os serviços iniciaram em 3 de agosto, quatro meses após a assinatura simbólica de uma ordem de serviço pelo secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen. A ponte, localizada na ERS-413, na divisa entre os bairros Moinhos D’Água e São Bento, será toda custeada pelo governo estadual.

No total, serão gastos R$ 870 mil na duplicação da estrutura. Conforme o Daer, a nova pista da ponte terá 30 metros de extensão por 5,10 metros de largura, e suportará até 45 toneladas. Os recursos para a obra vieram da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). Antes de iniciar o empreendimento, a estrutura tinha apenas uma pista, e os veículos precisavam se revezar na passagem.

O governo municipal foi responsável pela elaboração do projeto de ampliação, que passou por uma série de modificações desde a primeira apresentação, em 2010. Neste período, novos orçamentos e propostas foram apresentados durante a gestão do ex-prefeito, Luís Fernando Schmidt (PT). O ex-gestor também tentou, sem sucesso, parceria com município vizinho de Santa Clara do Sul.

Histórico de promessas

A luta dos moradores pela duplicação da ponte sobre o Saraquá iniciou efetivamente em 2002. Naquele ano, o governo do Estado finalizou o asfaltamento de 11 quilômetros da ERS-413, entre os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul. Entretanto, e mesmo com uma série de reivindicações por parte dos usuários da rodovia, a estrutura permaneceu em pista simples.

Oito anos depois, em julho de 2010, foi aberto um edital de licitação para alargamento da ponte por parte do Daer. Quatro meses depois, em novembro, o Estado confirmou orçamento de R$ 540 mil para efetuar a obra. No entanto, a esperada ordem de serviço para início dos serviços não chegou.

Quase três anos depois, já sob a administração de Luís Fernando Schmidt, o governo de Lajeado recebeu a informação de que havia erros no projeto licitado e, em função disso, o Estado cancelaria todo o empreendimento. O Executivo municipal tentou então conveniar com a autarquia para um novo projeto, mas os trâmites não avançaram. Em 2015, houve protesto e bloqueio.

Passados quatro anos, em abril de 2017, o governo estadual, enfim, confirmou a realização da obra, com a assinatura simbólica da ordem de serviço sendo feita na base da ponte. Logo após, alguns empecilhos, como a realocação de um poste de energia e a aprovação do projeto de sinalização por parte da Fepam, atrasaram o início dos serviços, efetivados só a partir de agosto.

Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais