Um grupo formado por 15 produtores rurais e dois técnicos participou de qualificação na área de produção de alimentos de orgânicos. A atividade ocorreu na terça-feira no Centro de Treinamento de Montenegro (Cetam), coordenado pela Emater/RS-Ascar.
O objetivo é alavancar a produção e o consumo desses produtos no município. Os agricultores são integrantes do Organismo de Controle Social (OCS) Encantos da Terra, uma das formas permitidas pela legislação para comercialização de produtos orgânicos para a venda direta. As famílias também participam do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.
Os agricultores conheceram a estrutura física do Cetam e a diversidade de cursos oferecidos, com destaque para a horta agroecológica, que foi a temática trabalhada com o grupo.
Atividades
A coordenadora da horta do Cetam e engenheira agrônoma, Mônica Moreira, foi a responsável pela apresentação. Ela tratou de temas como implantação de espécies, escolha de plantas com atividade atrativas e repelentes, cobertura de solo, compostagem e demonstrou o preparo de cola entomológica a base de breu. A cola de breu é utilizada em cartelas de cores amarelas para atrair possíveis insetos/pragas que possam causar danos nas plantas, a exemplo da couve-chinesa.
Os agricultores também aprenderam receitas de caldas naturais que podem ser preparadas em casa, à base de produtos alternativos aos agrotóxicos.
Os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar Eduardo Mariotti Gonçalves e Jairo Belini acompanharam a atividade De acordo com Mariotti, a atividade foi muito produtiva, pois os agricultores puderam visualizar na prática uma horta diversificada e produtiva e ainda aplicando os conceitos da produção orgânica e agroecológica.
Ações futuras
A Secretaria da Agricultura custeou a viagem. Conforme o secretário Joel Bottoni, a intenção é ter um dia a mais de feira do produtor somente com produtos orgânicos.
Santa Clara do Sul
Outro município do Vale do Taquari com projeto voltado à agricultura orgânica é Santa Clara do Sul. Ao todo 30 famílias integram a iniciativa agroecológica que conta com a parceria da Embrapa e auxílio da Emater/RS-Ascar.
Recentemente, visitaram a unidade da Embrapa em Pelotas. Agora iniciam o plantio e cumprem as demais exigências para conseguir o certificado.
O município compra 50% dos alimentos destinados às escolas de origem orgânica. A previsão, conforme a assessoria do governo, é expandir para 100%.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br