Muitos profissionais ainda não compreenderam o que ocorre neste ciclo tecnológico
Os negócios mudaram. As relações comerciais e pessoais igualmente foram impactadas pela transformação tecnológica em curso.
As pessoas têm acesso ilimitado às informações. Embora muitos confundam excesso de informação com qualidade de conteúdo, a internet e o Google vieram para alterar quase tudo em relação à informação disponível ao consumidor e até mesmo ao indivíduo.
Antes mesmo de qualquer interação, o cliente já sabe tudo. Ou porque leu sobre o produto em algum lugar ou foi dar alguns cliques e “perguntar ao Google”.
Os dados mostram que, antes da tomada de decisão, cerca de 80% das pessoass iniciam um processo de compra procurando informação on-line. Isso empoderou o consumidor e deixou mais desafiadora a situação de quem vende.
Há alguns anos, o comercial fornecia informação e esclarecia dúvidas e características dos produtos. Hoje, o cliente sabe mais que o próprio vendedor.
Mudar os hábitos e comportamentos, dentro das nossas empresas e equipes comerciais, é vital para se adaptar às novas formas de relacionamento impostas pelo mercado.
A qualidade do produto segue importante, mas não é garantia de venda. Mudou a forma como devemos vender. O consumidor quer menos invasão de privacidade, menos intromissão, mas aceita ser impactado com novas formas de abordagem, mais sugestivas.
Muitas empresas e profissionais de vendas estão distraídos e não se adaptaram. Deixar de caçar clientes e atraí-los, por meio de experiências espontâneas, é a fórmula mais assertiva.
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A venda em grande escala se torna exponencial com a automação do marketing. Sobretudo, cuidar para não esfriar demais as relações pode ser bem útil e necessário.
Os princípios das relações humanas descritos no livro de Dalle Carnegie, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, o mais vendido em 2017, segundo a Amazon, não deixam dúvidas e remetem a algumas reflexões: as pessoas precisam conviver e se sentir valorizadas.
Logo, para um negócio dar certo, o consumidor precisa se sentir atraído, seja pelo produto, pela marca ou pelas pessoas que estão por detrás. Se o marketing não conseguir passar essa sensação, a chance de venda diminui.
Faz mais de 100 anos que Dalle Carnegie escreveu que “interessar-se, verdadeiramente, pela outra pessoa”, é um dos princípios mais eficientes para fazer amigos, negócios ou estabelecer relações duradouras.
A Hora lança hoje uma campanha provocativa e reflexiva. Quem lê, sabe. A partir dela, desencadeará uma série de desdobramentos para provocar reflexões nas pessoas. Não basta saber onde e quando. O conhecimento está em saber como e por quê.
Além disso, ao tempo em que tudo parece tão perto e acessível, há tantos pensamentos e corações distantes, ainda que seus corpos estejam sentados ou deitados no mesmo sofá ou na mesma cama.
Estaria o mundo precisando de novas percepções? Quem lê, sabe.
Spritzer em Lajeado
O médico e estudioso da neurolinguística, Dr. Nelson Spritzer, fecha o ciclo de debates do Negócios em Pauta, nesta quarta-feira, na sede do Sincovat. Haverá casa cheia para assistir ao tema “Modelos Mentais: como influenciar os diferentes perfis e gerações?”.
A provocação contará com o empresário Claudir Dullius, a consultora Raquel Winter e a professora Liciane Diehl.
Melancias acomodadas
As rusgas entre a alta cúpula da Cooperativa Languiru parecem superadas. O Conselho de Administração interviu e cobrou o fim da disputa. O vice-presidente Renato Kreimeier retomou a aliança com o presidente Dirceu Bayer.
Internamente, algumas medidas de ordem diretiva servirão para restabelecer por completo a uniformidade e coerência de atuação.
Mulher preside Sincovat
A contadora Cíntia Fortes é a segunda mulher a presidir o sindicato da classe contábil do Vale do Taquari, depois de Roberta Salvini. A estrelense sucede o empresário contábil, Rui Mallmann, frente ao comando nos últimos dois anos.
O legado de Mallmann é o fortalecimento da entidade com importantes ações regionais que permearam diversos setores da sociedade. Uma delas é o projeto Negócios em Pauta, que aproximou o Sincovat da classe empresarial por meio de workshops sobre gestão e empreendedorismo.
Na posse, nessa quinta-feira, dia 14, Cíntia reconheceu os feitos dos antecessores e prometeu empenho para ampliar o diálogo e a participação.
Também tomou posse no mesmo dia o novo presidente e diretoria da Aescon. O empresário contábil Claudir Luiz Kuhn sucede outro empresário da classe, Gerson Diehl.
Dissidência
O ex-prefeito Edelbert Jasper, de Colinas, deixou o PMDB para fundar o PTB. Com ele, foi o ex-vereador Airton Sand. A nova executiva tem Luiz Lagemann como presidente.
Novos expoentes
Três novos nomes podem sair candidatos a deputado estadual em 2018. O ex-prefeito de Arroio do Meio, Sidnei Eckert (PMDB), marca presença assídua nos principais eventos da região. Também mira o tabuleiro eleitoral de 2018 o vereador e médico Sérgio Kniphoff (PT), de Lajeado.
O PP quer a vice-prefeita, Glaucia Schumacher. O deputado Jerônimo Goergen(PP) esteve na região esta semana para articular a candidatura de Glaucia.
Nova postura em 2018
O prefeito, Marcelo Caumo, completa 12 meses de governo em Lajeado. A postura aberta ao diálogo talvez tenha sido o grande trunfo para não ser impactado com críticas mais vorazes da oposição.
Com um estilo mais de ouvinte, Caumo encerra o ano com um feito imporante: a revisão do Plano Diretor, e com uma participação assídua da sociedade.
Por outro lado, a gestão de Caumo precisa se posicionar e mostrar a que veio. A postura de ouvinte precisa se traduzir em ação.