Prefeito e irmão são condenados pela Justiça

Paverama

Prefeito e irmão são condenados pela Justiça

Magistrado considerou procedente denúncia sobre uso indevido de rendas e serviços públicos

Prefeito e irmão são condenados pela Justiça
Vale do Taquari

O prefeito Vanderlei Markus e o irmão, Vilmar Markus, foram condenados pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS) a realizar serviços comunitários no período de dois anos e pagar ao município o valor de R$ 678. A pena resulta de denúncia apresentada pelo Ministério Público (MP) em junho de 2016. Os dois são acusados de uso em proveito próprio de rendas e serviços públicos do município.

A condenação foi deliberada pela 4ª Câmara Criminal do TJ-RS, na quinta-feira, 7. Os desembargadores julgaram procedente a denúncia de utilização de servidores públicos, em horário de expediente, para conserto de um vazamento nas instalações hidráulicas durante a construção do Parque de Eventos Arno Markus, em terreno de propriedade particular dos irmãos, em março e abril de 2013. Eles foram absolvidos de outras duas acusações na ação penal.

Conforme a denúncia, os servidores públicos confirmaram a realização dos serviços no parque da família Markus. “Os serviços de reparos na parte hidráulica do parque perduraram, no mínimo, por dois turnos por parte de Cezar Ricardo e um turno por Nestor Kord, sendo certo que, neste lapso temporal, os servidores perceberam seu salário pelo erário, deixaram de prestar atividades com finalidade pública e empregaram sua mão de obra para benefício de interesses particulares”, consta no acórdão sobre o recebimento da denúncia.

Prefeito Vanderlei Markus afirma que recorrerá da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Prefeito Vanderlei Markus afirma que recorrerá da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Nas informações sobre o julgamento, disponíveis no site do TJ-RS, Vanderlei e Vilmar Markus foram condenados “à pena de dois anos de reclusão, em regime aberto, substituída por duas penas restritivas de direitos, na modalidade de prestação de serviços à comunidade, pelo período da condenação, e prestação pecuniária de um salário mínimo”. Diante da decisão em segunda instância, eles podem recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Em resposta ao MP na época, o prefeito e o irmão alegaram que os serviços foram feitos na véspera do primeiro rodeio no parque, “evento de grande porte, capaz de atrair um público de 10 mil pessoas”. Segundo a defesa, a autorização de forma discricionária foi concedida aos funcionários para a realização de “pequeno serviço, visando ao interesse público”. Os acusados pleitearam a aplicação do princípio da insignificância, informando que o serviços representaram R$ 121,24 aos cofres públicos.

O que diz o prefeito

Por meio da assessoria de imprensa, o prefeito Vanderlei Markus enviou nota sobre a condenação. Ele afirma estar “totalmente tranquilo e satisfeito com o tratamento e a atenção” dispensada pelos desembargadores do TJ. Considera que restou apenas uma das três acusações que lhe foram imputadas, “sendo esta, inclusive, a de menor monta e de menor importância”.

O prefeito informa que recorrerá aos tribunais superiores, onde poderá ser absolvido de forma definitiva. Menciona ainda que o desembargador presidente da 4ª Câmara Criminal votou pela sua absolvição total diante das acusações. “Assim sendo, tenho a convicção de que logo adiante, em Brasília, de forma integral, a Justiça será feita como, inclusive, já iniciou a ser feita em Porto Alegre”, conclui o texto.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais