O projeto para autorizar o convênio inédito entre Executivo e Univates foi aprovado por unanimidade na câmara. A matéria estabelece contrato para atendimento na maioria dos postos e programas de saúde. Hoje, gestão é coordenada pelo Instituto Continental de Saúde (Icos).
Com a aprovação no plenário do legislativo – a matéria também foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde –, a Univates assume, a partir do dia 1º de janeiro de 2018, a gestão dos programas de saúde em Lajeado em âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Hoje, o governo municipal repassa – de recursos próprios e verbas do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde – cerca de R$ 1 milhão por mês ao Icos. Desde 2012, quando o governo firmou o primeiro contrato com o instituto, foram quase R$ 75 milhões repassados para a empresa que tem um escritório na rua Pinheiro Machado, em Lajeado, e cuja sede fica em Cascavel (PR).
“Expectativa de melhorar o serviço”
Logo após a aprovação, o prefeito, Marcelo Caumo, demonstrou entusiasmo com o convênio. “Estou cheio de expectativa de melhorar ainda mais o atendimento de saúde. Também vamos contribuir para a formação dos acadêmicos.”
Para o secretário de Saúde, Tovar Musskopf, é um momento de “renovação.” “Finda a empresa Icos e inicia a Univates, que nasceu e cresceu no município e presta serviço de excelência na área de ensino e pesquisa.”
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br