O Papai Noel divide o protagonismo com Ari Berghahn, 65, em Marques de Souza. Há 12 anos, o morador mobiliza voluntários para fazer a alegria das crianças, especialmente das mais carentes. A primeira ação deste ano ocorre no domingo, 17, a partir das 19h30min, em frente à Igreja Matriz, com chegada do Bom Velhinho e distribuição de doces.
A iniciativa se tornou um projeto pessoal em 2010, após o idoso passar por uma cirurgia no coração. Berghahn ficou internado durante 15 dias, sendo uma semana na UTI. “Eu só pensava: e as crianças? Se eu me salvar dessa, vou fazer o Natal das crianças enquanto eu puder andar”, lembra-se.
Assim se consolidou o evento Natal no Campo, que até o ano retrasado atraía famílias na sede do Esporte Clube Brasil. No auge da ação, o local reunia cerca de 400 crianças. Os doces, lanches e brinquedos infláveis eram resultado das doações de empresas da região. Contudo, a redução de recursos fez com que a festa mudasse de formato.
Desde o ano passado, o grupo se organiza para a fazer a intervenção em comunidades do interior. Além de conseguir a doação de doces, tem a missão de encontrar quem se fantasie de Papai Noel. A roupa do Bom Velhinho foi doada pelo alfaiate Orlando Kohlrausch, de Tamanduá (in memorian). EsTe ano, será usada por um dos genros de Berghahn.
Aos pequenos moradores do município estão garantidos um pacote com balas e pirulitos, uma caixa de bombons e um picolé. A meta é atender 340 crianças. Além disso, Berghahn visita casas de idosos e pessoas com deficiência que não podem se locomover.

Ari Berghahn arrecada doces e brinquedos. Depois distribui as doações às crianças
Dedicação à comunidade
A partir da metade de novembro, além das atividades profissionais de jardineiro, seu dia inclui passar nas casas e lojas de Marques de Souza e de Lajeado em busca de doações. Também recolhe brindes, que são sorteados entre aqueles que contribuem com dinheiro. “Não posso me queixar. Em 98% dos lugares onde eu passo, eles ajudam, não importa a quantidade. Sou muito grato.”
O envolvimento comunitário é uma marca na vida dele. Aos 18 anos, já era presidente da escola, em Linha Tigrinho. Também como presidente, acompanhou alguns dos melhores anos do Clube Juventus. Foi vocal e secretário da comunidade evangélica. De 1990 a 1996, presidiu a Sociedade União Centenária. Além disso, ocupou a presidência do Esporte Clube Brasil e do Círculo de Pais e Mestres da escola Ana Neri.
A filha Andrea, 45, ajuda o pai na ação desde o começo. Este ano, ela pretende levar o filho de 14 anos e a sobrinha, de 15, como ajudantes de Papai Noel. “Eles têm tudo, então, é importante que vejam, também, como vivem as outras crianças”, explica.
No domingo, o cantor Gabriel Santos se apresenta durante a festa na Praça da Matriz. No dia 21, o grupo estará no Morro 12 de Outubro, em Bela Vista do Fão, a partir das 19h. Além disso, alguns doces serão doados para a escola de Linha Atalho.
Andrea ainda lembra que a casa de Oterno Wommer é outra atração da cidade. A residência está enfeitada com luzes e aberta à visitação, a partir das 19h30 min. Fica próxima à BR 386, em Linha Bastos.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br