Com o objetivo de prestigiar apresentações da comunidade e reforçar o sentimento de renovação característico desta época do ano, a Mostra Cultural movimentou Westfália na semana passada.
Mais de 200 pessoas se reuniram na Casa da Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase) na quarta-feira à noite, 6, para apresentações de canto, dança e teatro.
Na abertura do evento, o prefeito Otávio Landmeier elogiou a iniciativa. “Todos aqueles que idealizaram e planejaram este momento estão de parabéns. É uma noite especial, em que podemos conhecer um pouco mais das atividades que são desenvolvidas em nosso município, com jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência”, afirmou.
A Mostra Cultural nasceu da parceria entre a Assistência Social, por meio da Secretaria de Saúde, Trabalho, Habitação e Assistência Social, e Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Desporto (Smec). A iniciativa oportunizou que a comunidade conhecesse as atividades desenvolvidas no decorrer do ano.
O grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Pessoas com Deficiência (PcDs) foi o primeiro a se apresentar. Acompanhado do professor Leandro Ahlert e da orientadora social Claudete Kunzler Beckenbach, o Amigos Unidos apresentou as músicas Igualzinho a Você e É Preciso Saber Viver.
Acompanhadas dos pais, crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – 2 a 6 anos – apresentaram a canção Para ser Feliz. No Centro de Referência de Assistência Social (Cras), esse serviço é desenvolvido pela orientadora social Fabieli Wasem Magedanz e acompanhado pela assistente social Deise Herberts. As atividades musicais, também coordenadas pelo professor Ahlert, iniciaram em setembro.
Estreias
A Mostra Cultural de Westfália também foi marcada por estreias. Em 2017, por meio de uma parceria entre Assistência Social e Smec, passaram a ser oferecidas oficinas de teatro.
Os grupos Expressão da Arte e Enigmáticos apresentaram as peças A Mensagem e A Patinha Feia, respectivamente. As encenações falaram sobre família e bullying.
O grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Idosas Dança – é coordenado por Aline Sofia Schlieck. Na oportunidade, elas apresentaram três danças sênior, sendo duas em pé e uma sentada: O Italianinho para Garrafas, Nola Mixer e Jingle Bells.
O evento também marcou o lançamento do Coral Infantil, que iniciou as atividades em outubro. É formado por estudantes do 3º ao 5º Ano do Ensino Fundamental e tem na regência o professor Ahlert. Na oportunidade, eles apresentaram a canção Enquanto Houver Sol.
Já o Coral Juvenil, formado por 13 estudantes, iniciou as atividades em abril. Também sob a regência Ahlert, apresentou Era uma Vez e Happy Day.
Como atração surpresa da noite, apresentou-se o grupo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Intergeracional de Câmbio.
Para mostrar a amizade e o companheirismo entre os participantes, acompanhado da orientadora social Fabieli Wasem Magedanz e do professor Ahlert, o grupo cantou Amigos para Sempre.
A Mostra Cultural de Westfália foi uma promoção da administração municipal. Contou com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.