Dois postos de abastecimento da mesma rede foram roubados na noite de segunda-feira, 11, em menos de 30 minutos. Os crimes ocorreram em dois municípios vizinhos. Pelas semelhanças das ações, as autoridades acreditam que foram cometidos pelo mesmo grupo. A polícia civil e o Instituto Geral de Perícias trabalham para identificar os assaltantes.
O primeiro assalto aconteceu por volta das 21h, no posto Charrua, próximo à BR 386, em Fazenda Vilanova. Quatro homens encapuzados participaram do crime. Enquanto dois bandidos renderam o segurança do estabelecimento, os outros entraram na loja e forçaram os dois funcionários e um cliente a deitar no chão.
Conforme uma das vítimas que não quis se identificar, a ação durou 1 minuto e 30 segundos. “Fizeram uma bagunça aqui dentro, derrubaram gavetas, caixinha, abriram portas dos armários e jogaram tudo no chão, atrás de dinheiro”, comenta. Segundo ele, foram levadas mercadorias e o dinheiro do caixa.

Posto em Bom Retiro do Sul foi assaltado menos de 30 minutos depois
Após o crime, a unidade da Brigada Militar de Bom Retiro do Sul foi chamada para atender a ocorrência no município vizinho. Cerca de 20 minutos depois, a viatura chegou ao local. Nesse período, os assaltantes fizeram o trajeto inverso e assaltaram outro posto Charrua localizado na avenida Senador Pinheiro Machado.
O segundo crime foi por volta de 21h30min e durou menos de dois minutos. Enquanto um dos criminosos esperou no carro, os outros três entraram na loja e renderam os funcionários. Mercadorias e dinheiro do caixa também foram levados.
O carro usado pelos bandidos, um Toyota Corolla prata, foi encontrado ontem de manhã, na linha Mendonça, bairro Novo Mundo, em Bom Retiro do Sul. Segundo a polícia, o veículo havia sido furtado em Estrela, há algumas semanas, e estava com placas clonadas.

Carro usado nos dois assaltos foi encontrado ontem de manhã no interior de Bom Retiro do Sul
“Cobertor curto”
Segundo o comandante do pelotão da BM de Bom Retiro do Sul, sargento Rivelino Jacques Peixe, os criminosos podem ter aproveitado o tempo de deslocamento entre as cidades para realizar os assaltos em sequência. “É possível que eles tenham monitorado que a viatura não estava em Fazenda Vilanova, então, assaltaram primeiro lá. Depois, vieram para Bom Retiro do Sul sabendo que a Brigada se deslocaria daqui para lá”, comenta.
Somente uma viatura com dois servidores atua nos dois municípios. “É complicado, a gente está trabalhando com aquela história do cobertor curto”, comenta.
Pelo conhecimento da rotina policial e facilidade para escapar pelas ruas do interior, a polícia acredita que o grupo seja formado por criminosos da região.
Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br