Experiência de vida motiva obras de desenhista

Lajeado - arte com grafite

Experiência de vida motiva obras de desenhista

Primeira exposição do desenhista Daniel Wallerius fica no Sesc até o dia 20 de janeiro

Experiência de vida motiva obras de desenhista
Lajeado

Uma série de 18 retratos feitos com lápis de cor e tinta, em papel matizado, formam a primeira exposição solo do desenhista Daniel Wallerius, 30. A mostra “Retratos Urbanos” vai até o dia 20 de janeiro, no Sesc Lajaeado. A visitação pode ser feita de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Os desenhos são resultados de situações que Wallerius passou durante suas andanças e que, por um motivo ou outro, despertaram sua curiosidade. Durante os últimos dois anos, ele fez uma espécie de diário gráfico. Cada desenho tem uma história, e esse processo de trabalho se deve ao desdobramento das investigações do desenhista sobre a atuação do “desenho sobre o retrato, o corpo e sua relação com a cidade e também sobre o espaço urbano como cenário para desenvolvimento de personagens”.

Desenhista usa técnica com lápis e tinta

Desenhista usa técnica com lápis e tinta

Natural de Lajeado, o artista é formado em Design Gráfico pela Univates e trabalha na área de criação, desenho e ilustração faz mais de dez anos. Nesse período, passou pelo Departamento de Arte da TV Globo, no Rio de Janeiro, em 2012 e 2013.

A exposição tem relação direta com o mestrado em Desenho pela Universidade do Porto, em Portugal, que ele concluiu na metade do ano. Durante o curso, investigou a relação do desenho com o realismo mágico, movimento literário q narrado a partir de um enredo fantástico, e que marcou a América Latina. Cem Anos de Solidão, do colombiano Gabriel García Márquez, é uma das principais obras do gênero.

Wallerius passou a debruçar o olhar sobre as personagens que a cidade do Porto oferecia e a forma que seria possível registrar aquelas situações “estranhamente familiares”. Depois de apresentada a dissertação, o hábito de fazer esse tipo de registro permaneceu e os desenhos resultaram na exposição.

conexão_01

“Um lampejo de reflexão sobre a quantidade de histórias a que somos expostos em um simples caminhar pela pulsação das ruas e do desenho como uma opção de guardar essas centelhas do jeito que imaginamos ou lembramos, sem a precisão de uma documentação fotográfica” define.

Após o período de exibição em Lajeado, a série de retratos será exposta na Galeria Lava, em Guimarães, Portugal.

Saiba mais

O quê: Exposição Retratos Urbanos
Quando: até 20 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 8h ao meio-dia
Onde: Sala de Exposição do Sesc Lajeado (rua Silva Jardim, 135)
Quanto: gratuito

Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais