Artistas pedalam pelas cidades para espalhar a cultura

taquari - Arte de rua

Artistas pedalam pelas cidades para espalhar a cultura

Isandria e Renata percorrem 50 quilômetros por dia para interagir com a população

Artistas pedalam pelas cidades para espalhar a cultura
Vale do Taquari

As artistas Isandria Fermiano e Renata Nascimento já passaram por Ivoti, São Sebastião do Caí, Montenegro e Estrela. Elas iniciaram a viagem no dia 30 de outubro. Esta semana estão em Taquari, onde promovem diversas atividades gratuitas, como um espetáculo de rua, oficinas, troca-troca de sementes crioulas e passeios ciclísticos com a comunidade. Depois vão a Triunfo e encerram em Esteio, totalizando 288 quilômetros na estrada.

O espetáculo

No espetáculo de rua Pé de Vela elas apresentam as peripécias de duas viajantes de bicicleta que carregam na bagagem malabares, sacolas recicladas, vasos de plantas e muito bom humor para enfrentar as intempéries das estradas. A trilha sonora é dos músicos Carina Levitan e Guilherme Ceron.

conexão_02

Passagem por Taquari

As oficinas ocorreram do dia 28 até 1º de dezembro na Escola Municipal de Ensino Fundamental La Salle e Escola Municipal de Ensino Fundamental Timóteo Junqueira dos Santos. As crianças conheceram um pouco sobre malabarismo e teatro de rua.

A vice-diretora da escola La Salle, Michele Rocha, diz que o projeto foi muito importante para diversificar as atividade. Os alunos demonstraram interesse e gostaram bastante. “Alguns alunos, por não conseguir realizar a atividade, queriam desistir, mas persistiram na tentativa de se superar”, conta.

Como surgiu o projeto

Isandria conta que a ideia nasceu das experiências com a amiga Renata, por meio das atividades envolvendo defesa da natureza, viagens de bicicleta pela Croácia e com a arte de rua.

Dizem que as recompensas são diversas. “Queremos agradecer o Aluísio Azevedo e sua esposa Andreia Sá que nos recebeu aqui no município, por que eles nos deram todo o suporte que precisávamos em Taquari”, ressalta.

CIA Palma

A companhia surgiu em 2014 durante intervenções urbanas realizadas por Isandria e Renata. Em junho deste ano, estrearam o espetáculo A Onça no Chapéu em Porto Alegre. Seguiram apresentando em praças, espaços públicos e vilarejos no interior e litoral da Bahia em 2015. E percorreram os estados de Alagoas e Pernambuco. Em 2016 a dupla realizou uma temporada de verão pelos países de Malta, Itália e Croácia, na Europa.

Em 2017 apresentaram o novo espetáculo Segunda Tentativa pelo litoral gaúcho, participaram do Street Art Festival, em Novo Hamburgo, e da 2ª Mostra Tua Graça Palhaça, em Porto Alegre.Também estiveram na 40ª Convenção Europeia de Malabarismo, em Lublin na Polônia. Apresentaram o espetáculo Segunda Tentativa em Berlim, na Alemanha, e esquetes de malabarismo em Zadar, na Croácia. De volta ao Brasil, estão iniciando o projeto Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade.

Contemplado pelo Prêmio Empreendedor Cultural – 3ª Edição, o Pé de Vela – Arte e Sustentabilidade é realizado pela Cia Palma, com apoio institucional da Cida Cultural e patrocínio de RGE Sul, e surge para compartilhar experiências artísticas e proporcionar espaços de diálogo e convívio.

Marieli Rosa: marieli@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais