A Orquestra Sinfônica de Porto Alegre emocionou o público que assistiu ao concerto realizado nessa terça-feira à noite. Ao final do espetáculo, o grupo foi aplaudido de pé.
Sob a regência do maestro Evandro Matté, a sinfônica interpretou obras de compositores como Verdi, Piazolla, Mozart, Camargo Guarnieri, além de trilhas de filmes. A soprano Raquel Fortes foi a solista da exibição.
Antes do concerto, houve celebração ecumênica a cargo das comunidades católica e luterana. Em seguida o prefeito Rafael Mallmann abriu a programação. Os representantes do Conselho Estadual de Cultura, Maria Silveira Marques e Ruben Francisco de Oliveira, marcaram presença, assim como o superintendente administrativo da Ospa, Rogério Beidacki.
A apresentação iniciou com a trilha do musical West Side Story, do compositor norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990). Depois, foram interpretados dois trechos de óperas de Giuseppe Verdi (1813-1901): a abertura da ópera Nabucco, e Caro Nome de Rigoletto, com os solos da soprano Raquel Fortes.
Na sequência, a sinfônica apresentou Vozes da Primavera, valsa de Strauss II (1825-1899). Raquel interpretou ainda A Rainha da Noite, de A Flauta Mágica, ópera de Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791). A Dança Eslava nº 8 do checo Antonín Dvorák (1841-1904) encerrou a programação.
A apresentação da Ospa fez parte do projeto cultural Natal em Estrela, que conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e com o patrocínio do Atacadão.
A programação continua hoje, 7, no Parque Princesa do Vale. Às 21h ocorre o espetáculo de teatro do Espaço da Arte. Às 21h30min é a vez do Espetáculo de Circo – À Espera de Um Natal.