Organização distribui kits para televisão digital

Lajeado

Organização distribui kits para televisão digital

Primeira etapa da mudança do sinal analógico para o digital ocorre no dia 31 de janeiro na região

Organização distribui kits para televisão digital
Lajeado

A Seja Digital realiza nos próximos dias mutirões nos bairros da cidade para divulgar a distribuição gratuita de kits com antena e conversor digital para televisões. O equipamento é necessário para que televisões fabricadas antes de 2012 possam captar o sinal digital.

A partir de 31 de janeiro, o sinal analógico será desligado e quem não realizar a conversão ficará sem acesso aos canais. De acordo com a gerente regional do Seja Digital, Marcia Cavalcanti, 5,6 mil pessoas em Lajeado têm direito ao kit gratuito. Dessas, 2,4 mil ainda precisam retirar o equipamento.

Conforme Marcia, são aptas a receber o benefício as pessoas de baixa renda atendidas em mais de 20 programas do governo federal, como o Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Projovem Adolescente.

Segundo ela, para descobrir se tem direito a receber os equipamentos, é preciso contatar com o Seja Digital pelo 147, pelo www.sejadigital.com.br ou nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

“Os mutirões também servirão para esclarecer essa dúvida”, afirma. A retirada do equipamento ocorre por meio de agendamento, informa, e o beneficiário deve estar de posse do Número de Inscrição Social (NIS/PIS) ou do CPF. “No momento da retirada, a pessoa passa por um pequeno curso para aprender a instalar o equipamento”, destaca.

Em janeiro, 107 cidades gaúchas terão o sinal analógico desligado. Ao todo, serão distribuídos 408 mil kits nesses municípios.

Hábito persiste

De acordo com a gerente regional da entidade, ao longo do trabalho de divulgação e distribuição de kits, foi possível perceber que a televisão continua muito importante para os brasileiros. Conforme Márcia, o hábito de assistir à programação aberta persiste apesar do avanço da internet.

“A televisão é uma grande companhia para pessoas”, aponta. Segundo ela, entre os perfis de beneficiários, estão pessoas que assistem apenas para entretenimento, e notícias, mas também jovens que aproveitam a programação educativa para ampliar a formação.

“O que acontece é que às vezes a informação não chega e as pessoas podem acabar se dando conta da necessidade de trocar o sistema quando o sinal for desligado”, alerta.

Conforme Márcia, as pessoas que instalam os kits poderão continuar assistindo à televisão, agora com qualidade de cinema.

Seja Digital

A Seja Digital é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para digital da televisão no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, visa garantir que a população tenha acesso à TV Digital, por meio de suporte didático, campanhas de comunicação e mobilização social, além da distribuição dos kits para as famílias cadastradas em programas sociais.

Mutirão nos bairros

Hoje. Bairro Santo Antônio (10h às 16h)
Amanhã. Bairro Praia (10h às 16h)
Sexta-feira. Bairro Conservas (10h às 16h)
Sábado. Bairro Olarias (10h às 16h)

*Na sexta, dia 8, haverá uma ação no comércio da cidade. As 12 lojas participantes oferecerão promoções e descontos dos kits e televisores. A mobilização ocorre nas ruas Júlio de Castilhos e Alberto Torres e nas avenidas Alberto Pasqualini e Benjamin Constant.

Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br

 

Acompanhe
nossas
redes sociais