Equipes devem concluir nesta semana a pintura da sinalização horizontal do estacionamento rotativo. O sistema será inserido nas principais ruas do centro e deve otimizar as vagas existentes. “Vamos transformar 500 vagas em três mil, afirma o coordenador do Departamento de Trânsito, Luiz Fermino Freitas Soares.
A proposta foi avaliada pela Comissão de Mobilidade Urbana, instituída no início do ano. Com a mudança, motoristas poderão permanecer na vaga por uma hora e meia. “Tivemos vários debates, a primeira sugestão era manter ao menos duas horas. Mas foi considerado muito tempo. Uma hora era muito pouco, então, encontramos esse meio-termo.”
De acordo com Soares, o tempo médio de permanência nas vagas centrais é de 40 minutos.
“Acreditamos que uma hora e 30 minutos é tempo suficiente para as pessoas fazerem as atividades de forma tranquila.”
A rotatividade entrará em funcionamento a partir de fevereiro ou março. O município ainda aguarda a conclusão do processo de licitação para contratação de empresa terceirizada responsável pelos orientadores que farão a fiscalização.
Cerca de cinco ou seis pessoas devem ser contratadas. Até o fim de dezembro, também será instalada a sinalização vertical. Todas as vagas serão numeradas.
Após a implantação do rotativo, um período de 30 a 60 dias será de adaptação. “Nosso objetivo não é punir, mas orientar e educar. Vamos ter uma tolerância de 15 minutos. Caso o veículo não seja retirado, aplicaremos uma multa leve. Apenas se o motorista não for localizado, faremos a remoção com guincho”, explica.
Reivindicação antiga
A falta de vagas na área central é um dos principais problemas enfrentados pelo comércio local. Para o empresário Fabrício Brandolff, a rotatividade é fundamental. “Por mais que meu cliente possa estacionar em alguma das ruas transversais, ele vai se sentir mais seguro se deixar o carro aqui na frente.”
Brandolff também considera importante o modelo proposto. “É um sistema que vai educar e não punir. Ouvi de muitas pessoas, que evitam ir até Lajeado devido à forma como é feita a cobrança.”
Ele defende que o tempo de permanência seja superior a uma hora. “Você não consegue fazer muita coisa em 20 minutos. Hoje, se eu for na lotérica, vou ficar lá esse período. Cobrar por um período tão curto tem uma finalidade arrecadatória. Não é esse o caminho.”
Extensão do rotativo
As regras do rotativo são aplicadas até a Rua de Eventos. Iniciam na rua Dr.João Carlos Machado, a partir da primeira vaga, logo após a rótula.
Na Visconde do Rio Branco, na altura da Theobaldo Kaffer, até a Rua de Eventos. As regras também valem para todas as transversais entre as duas vias.
Comissão de Mobilidade Urbana
A Comissão de Mobilidade Urbana é composta por representantes da Brigada Militar, Polícia Civil, Centro de Formação de Condutores (CFC), Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Arroio do Meio (Acisam), prefeitura e comunidade.
O grupo também discute outras mudanças no trânsito. Uma das propostas em estudo é a proibição de estacionamento em alguns pontos no bairro Bela Vista e a abertura de vias paralelas à RS-130.
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br