Natal nas Águas convida região

Bom Retiro do Sul

Natal nas Águas convida região

Quatro cidades do Vale compõem a programação. Evento confirma potencial do turismo religioso.

Natal nas Águas convida região
Vale do Taquari

Cerca de 300 pessoas prestigiaram a abertura do Natal nas Águas, na noite desse sábado, 2, em frente à Igreja do Morro (Santa Rita de Cássia). A atividade integrou a programação da primeira etapa da rota turística Natal Regional (Jornada dos Três Reis).

O espetáculo teve a encenação denominada Encontro do rei Baltazar, feita pelo grupo de Invernada do CTG Querência da Amizade. Com a exibição de filmagens e apresentações de dança e teatro, a performance fez uma adaptação de parte da passagem bíblica da peregrinação dos três reis magos para visitar Jesus Cristo recém-nascido.

Na releitura, que também contou a origem de Bom Retiro do Sul, o rei Baltazar chega no município e pede informações sobre o nascimento de Cristo às lavadeiras que trabalhavam nas margens do Rio Taquari. Elas o aconselham a subir até a Igreja do Morro, para buscar orientações divinas. No caminho, o mago encontra a mirra e leva consigo para presentear Jesus.

O padre Marcos Leandro de Oliveira explicou a história da Igreja de Santa Rita de Cássia. No estilo arquitetônico açoriano, a construção foi erguida pelos escravos africanos no fim do século XIX. O padre também abordou o fechamento em 1997, e a mobilização da comunidade para a reabertura, em 2016.

A atividade ainda contou com apresentação da Orquestra Municipal e show de fogos. O evento abriu também a programação da 11ª edição do Natal nas Águas, que se estenderá até o dia 23, quando ocorrerá a noite principal, na Barragem Eclusa.

Jornada dos Três Reis reuniu cerca de 300 pessoas em frente à Igreja do Morro

Jornada dos Três Reis reuniu cerca de 300 pessoas em frente à Igreja do Morro

Integração

O maior destaque do Natal Regional é a participação da comunidade, conforme o prefeito de Bom Retiro do Sul, Edmilson Busatto. “A finalidade é valorizar o nosso cidadão, pois ninguém governa sozinho. Temos que trazer as pessoas para participar”, ressalta.

Para o chefe do Executivo de Estrela, Rafael Mallmann, a rota turística é uma oportunidade. “Fora toda a congregação entre os municípios, para a gente poder se visitar e transformar o final de ano em um momento de alegria.”

Segundo o prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, o Natal Regional é um evento inovador, que propiciou a integração das cidades. “Tomara que isso seja um sucesso, não somente pra os quatro municípios, mas sim para que a gente pense mais em projetos e iniciativas regionalmente”, salienta.

O prefeito de Imigrante, Celso Kaplan, afirma que o evento contribui para o fortalecimento do turismo religioso. De acordo com ele, em alguns anos, o Natal Regional estará consolidado na região. “O maior espetáculo é a integração dos municípios, que faz com que o Vale cresça e se desenvolva”, destaca.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais