A imagem de Nossa Senhora de Fátima está percorrendo todas as comunidades católicas do município, durante a 65ª Romaria Paroquial. A programação comemora os 100 anos da aparição da santa em Portugal, na cidade de Fátima.
Iniciada em 10 de novembro, a romaria estende-se até domingo, após passar por 26 comunidades. Para a auxiliar contábil, Gabriela Marchetti, 22, a celebração foi especial, pois ela representou Nossa Senhora durante a celebração no sábado à noite.
Ela também canta e toca violão na Comunidade Santo Agostinho. “Me sinto muito bem cantando e rezando. Gosto de ir na igreja, pois quando estou aflita, tudo se acalma depois das celebrações”, acrescenta.
Nesta terça-feira a celebração ocorre na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Bairro Aparecida).
Romaria
No domingo, será realizada a grande festa no Santuário Paroquial, em Lajeadinho. Às 6h haverá alvorada festiva, às 8h30min missa na Igreja Matriz e após carreata até o santuário.
No trajeto, em frente à empresa Bianchini, próximo ao Santuário será dada a bênção aos motociclistas, motoristas e ciclistas. A missa campal ocorre às 10h30min e às 15h missa com benção da saúde. Ao meio-dia haverá almoço no local. Solicita-se que as pessoas tragam cadeiras.
Conforme o presidente da comunidade de Nossa Senhora de Fátima, Moisés Garibotti, são aguardadas centenas de romeiros no domingo. “Há dois meses estamos preparando este momento com muito carinho. Convidamos a todos para participarem e também virem agradecer as bênçãos”, menciona.
O atual Santuário tem 62 anos, porém a romaria começou a ser realizada antes, segundo Garibotti. Na época, havia uma igreja de madeira, a qual será retratada em uma réplica e apresentada durante as celebrações no domingo.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br