A primeira edição do Pedal MTB de Lajeado ocorreu nesse domingo. Saindo do Parque dos Dick por volta das 7h30min, os ciclistas passaram por diversos pontos cidade.
Dos 320 inscritos para o circuito, 285 estavam na largada no Parque Professor Theobaldo Dick. O trajeto passou pelos bairros Carneiros, Universitário, Campestre, Olarias, Imigrante, Conventos e Montanha. No circuito curto, o primeiro completou a prova às 9h08min. No longo, a chegada foi registrada às 10h30min.
Ciclista faz dois anos e meio, o empresário Wanderlei Frozza, 48, ressalta a importância da prática. Para ele pedalar traz benefícios físicos e psicológicos. “Durante o passeio você não pensa em mais nada”.
O empresário elogiou o circuito devido aos trajetos variados entre asfalto e estrada. Relata dificuldade em um trecho. “Havia um morro de uns dois quilômetros no caminho, essa parte foi sofrida”, conta Frozza.
Sobre o desempenho, desconversa, pois não participou preocupado com o resultado. O importante é se divertir, frisa. “Cheguei bem no final do passeio, mas o que importa é participar. Não dou muita importância para o meu tempo de percurso.”
Segundo o organizador do evento, Fabricio Meneghini, a temperatura amena e o céu encoberto ajudaram os ciclistas. “Nublado, não muito quente, o tempo estava perfeito para pedalar”. Meneghini diz que o passeio foi um sucesso. “O evento foi extremamente positivo, tanto pelo número de inscritos, quando pelas avaliações que recebemos. Mesmo assim, acredito que tem coisas para melhorar.”
Sobre o crescimento do esporte, realça que a região tem se tornado referência devido ao número de ciclistas. Outro aspecto que fortalece a prática são os eventos organizados no Vale. “Procuramos fazer dois eventos por ano em Lajeado, um MTB e um de estrada/asfalto.”
Números do 1º MTB Lajeado
Inscritos: 320
Largaram: 285
Desistiram: 6
Completaram: 279
Cidades participantes: 34
Largada: 07h45min
1º a completar o trajeto curto: 09h08min
1º a completar o trajeto longo: 10h30min