O Brasileirão 2017 chegou ao fim. Se por um lado o Corinthians liderou o torneio de ponta a ponta, do outro lado o Coritiba foi rebaixado pela menor diferença da história dos pontos corridos.
Sendo positivas ou negativas. Muitas histórias são contadas em uma edição. Separamos oito destaques.
Líder de ponta a ponta
No início do ano, o Corinthians chegou a ser taxado como a quarta força de São Paulo. O ano começou com o título do Campeonato Paulista, o que já foi considerado uma zebra. Veio o Brasileirão, e o time de Fábio Carille mostrou a que veio. Liderou o campeonato de ponta a ponta, fazendo a melhor campanha no primeiro turno e administrando a vantagem no segundo. Voltando a ser campeão após dois anos.
A surpresa
Em um primeiro momento, terminar na sétima colocação não parece ser algo a se comemorar. Mas é. O Vasco da Gama chegou ao Brasileirão após terminar a Série B na terceira colocação em 2016. Com um time formado por promessas e jogadores desacreditados, entrou no campeonato com a missão de não ser rebaixado. Conseguiu muito mais. Em um campeonato seguro, conseguiu uma vaga para a Copa Libertadores de 2018.
A ressurreição da Chape
Talvez a história mais bonita do futebol brasileiro. Um ano após uma tragédia devastar o time, a Chapecoense conseguiu fazer a sua melhor campanha. Terminou a competição na oitava colocação, e com a ajuda de Cruzeiro e Grêmio, conseguiu uma vaga na Copa Libertadores.
As decepções
Dois times acostumados a lutar por títulos terminaram o campeonato na metade da tabela. Atlético MG e São Paulo podem ser considerados as decepções do ano. O primeiro pode até conseguir uma vaga na Libertadores, precisa que o Flamengo vença a Sul-Americana para que haja um G9. O segundo, terminou o campeonato na 13ª posição. Fica ainda um questionamento, e se Hernanes não tivesse voltado?
Rebaixado por um gol
O Coritiba conseguiu uma proeza. Foi rebaixado pela menor diferença da história dos pontos corridos. Um gol. Com -9 de saldo, ficou um gol atrás do Vitória. Coxa na Série B em 2018.
Bate e volta
Atlético GO e Avaí fizeram o bate e volta da edição.
Após conseguirem o acesso em 2016, fizeram um campeonato muito abaixo e terminaram na 20ª e 18ª posições, respectivamente. Voltam para a Série B em 2018 acompanhados de Coritiba e Ponte Preta.
Os artilheiros
Jô e Henrique Dourado, ambos com 18 gols. Dividiram a artilharia do certame. Graças aos gols de Jô, o Corinthians conseguiu o título. Graças aos gols de Dourado, o Fluminense conseguiu se manter longe da zona de rebaixamento.
As caras novas
América, Internacional, Ceará e Paraná são as caras novas para o próximo ano. Os mineiros fizeram um campeonato impecável, desbancando o favorito Inter. Os gaúchos fizeram um campeonato aquém da expectativa, mas voltam para o lugar de onde não deviam ter saído. Cearenses e paranaenses se juntam a eles na glória do acesso.