Natural de Igrejinha e morador de Encantado, Lucas Gabriel Ramos, 17, foi destaque nos Jogos Escolares Nacionais da Juventude realizados em Brasília no mês de novembro. Estudante do 2º ano do Ensino Médio no Instituto Estadual Monsenhor Scalabrini, representou a escola na competição e também o RS. O atleta já conquistou outros títulos como ciclista.
• Como surgiu a oportunidade de participar do evento em Brasília?
Participei de uma seletiva em Santa Cruz do Sul, promovida pela Federação Gaúcha de Ciclismo, no dia 2 de setembro. Na prova de contra-relógio obtive a primeira colocação e na prova de estrada também.
• Como foi para você representar a escola e o RS?
Foi muito gratificante, uma experiência muito boa. Participar de provas diferentes, conhecer atletas de alto nível, culturas e amizades novas foi bem bacana.
• Quando começou a paixão pelo ciclismo?
Muito novo, aprendi a andar de bicicleta mais ou menos com uns 3 anos de idade. Desde então, só diversão até os meus 14 anos mais ou menos, depois comecei em competições.
• Desde quando participa de competições e quais títulos conquistou?
Minha primeira etapa foi aos 14 anos. Aí levei gosto pelo esporte e estou até hoje. Tenho título de campeão gaúcho juvenil de maratona e cross country (2015), 11° lugar no brasileiro juvenil 2016 de cross country, vice-campeão gaúcho júnior de cross country (2016). Neste ano, fui 3º colocado no Circuito Soul Júnior, 4º colocado no sub-30 Circuito Soul, campeão gaúcho sub-30 e 3º colocado na prova de contra-relógio nos Jogos Escolares Nacionais da Juventude realizado nos entre os dias 15 e 25 de novembro em Brasília.
• O que é o melhor da prática desse esporte?
A paixão pelo ciclismo, as amizades novas a todo momento, o conhecimento de culturas diferentes, a experiência e o amor, sem contar todo pensamento positivo que recebo das pessoas que torcem por mim.
• Qual é o seu sonho como ciclista?
Ser um atleta de alta performance, participar de provas fora do país, como também tours mundiais. Meu sonho é participar de uma Olimpíada.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br