Mais de 1,5 mil cartões para compra de frango e polenta foram comercializados na semana passada pela Associação de Moradores do Loteamento dos Médicos, localizado no bairro São Cristóvão. A tradicional promoção gerou recursos para a compra de material de multimídia e outros utensílios para uso dos associados.
Durante toda a manhã e início da tarde de sábado, mais de mil pessoas foram buscar frango e polenta comercializados durante a semana e preparados no sábado com auxílio de 35 voluntários. Eram 1,5 mil quilos de carne e foram utilizados cerca de 500 quilos de carvão para assar todo o alimento.
Nas churrasqueiras, a maioria dos voluntários eram homens da comunidade. Na cozinha, também. As mulheres voluntárias auxiliavam na preparação da polenta, no recolhimento dos cartões e na distribuição dos alimentos. Entre elas, Leonisia Bald, que sempre ajuda nos eventos comunitários.
“É muito legal a gente poder se ajudar de alguma forma. É um jeito de agilizarmos nossas coisas sem necessitar tanto do apoio da prefeitura, por exemplo”, diz ela.
Do lado de fora, cada um ajudava de uma forma. Paulo Vettorazzi, por exemplo, era “o cara” responsável pela produção da brasa. “Eu fico aqui só fazendo fogo. E eles que cuidam da carne”, brincava, enquanto manuseava uma pá para manter as brasas que eram depositadas nas churrasqueiras.
Um dos organizadores do evento, o vice-presidente da Associação de Moradores do Loteamento dos Médicos, Marco Salvatori, enaltece todo o trabalho da comunidade. “São muitas as entidades que pedem para a gente organizar esses eventos para angariar fundos. Estamos sempre dispostos, desde que todos abracem a ideia”, resume.
Só neste ano, além de algumas atividades na própria sede, os representantes da associação já prepararam churrascos para entidades em outros três eventos beneficentes. O primeiro foi em prol da Apae. Depois foram favorecidos o Colégio Gustavo Adolfo e a Slan.
Rodrigo Martini: rodrigomartini@jornalahora.inf.br