Empresários avaliam primeiro ano de governo

Teutônia

Empresários avaliam primeiro ano de governo

Realizações e perspectivas foram expostas pelo prefeito em evento dos 18 anos da CIC

Empresários avaliam primeiro ano de governo
Teutônia

 
O prefeito Jonatan Brönstrup participou, na manhã dessa sexta-feira, 1o, de evento promovido pela Câmara de Indústria e Comércio (CIC). Denominada Café da Manhã Empresarial, a atividade reuniu dezenas de associados, em celebração aos 18 anos da entidade.

As realizações no primeiro ano de gestão do governo e as perspectivas até o fim do mandato foram o tema da palestra proferida pelo chefe do Executivo.

Brönstrup discorreu sobre ações do governo para atração de investimentos, qualificação profissional, mobilidade urbana, saneamento básico, segurança pública, educação, entre outras áreas. “Nós queremos oferecer o nosso trabalho em prol de um município cada vez mais pujante, com melhores índices de desenvolvimento e, acima de tudo, com melhor qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.

Reinstalação da Secretaria de Indústria e Comércio, criação da Sala do Empreendedor, do Conselho do Turismo e reativação do Barracão Industrial foram iniciativas destacadas ao setor empresarial.

13_AHORA

O prefeito também frisou o projeto de instalação da Junta Comercial e a intenção de reformatar o Conselho de Desenvolvimento (Comude). Salientou ainda a criação do Distrito Industrial, em área de 13 hectares, onde poderão se instalar novas empresas.

Sobre qualificação profissional, ressaltou a parceria com a CIC, Sebrae, Sicredi e Sinduscon para preparação de mão de obra ao setor moveleiro. Também falou sobre o cadastramento de projeto junto o Ministério do Trabalho, com apoio das instituições de ensino e da CIC, para captação de R$ 303 mil para investir em novos cursos que beneficiarão cerca de 300 pessoas no próximo ano.

Na área de mobilidade, Brönstrup mencionou que a gestão trabalha junto ao Daer e à EGR para a construção de duas rótulas fechadas na ERS-128 (Via Láctea), nos trevos dos bairros Canabarro e Languiru. “São duas obras aguardadas há muito tempo pela comunidade, não só teutoniense, mas de toda a microrregião”, disse. Segundo ele, os investimentos serão feitos “nos próximos meses”.

13_AHORA2

Educação e segurança

A implementação da Central de Vagas na Secretaria de Educação propiciou um monitoramento mais preciso sobre a lista de espera para matrículas na Educação Infantil.

Segundo Brönstrup, 210 crianças aguardam novas vagas. Elas deverão ser atendidas com a construção de uma creche no bairro Alesgut e uma escola no Canabarro.

Iniciado pela gestão anterior, o projeto de videomonitoramento deve ser finalizado nos próximos dias, informou Brönstrup. A gestão conta com apoio da Brigada Militar e Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (Consepro) para a conclusão do plano, que será enviado à Secretaria Estadual da Segurança Pública para formalização de convênio.

Cooperação

13_AHORA3

Líderes das três principais cooperativas de Teutônia elogiaram as ações e se colocaram à disposição do prefeito para colaborar com o desenvolvimento do município.

O presidente da Certel, Erineo José Henneman, afirmou que a empresa é a distribuidora de energia com o serviço de menor preço no RS. Segundo ele, trata-se de um diferencial para atrair novos empreendimentos. “Temos infraestrutura capaz de atender uma demanda superior às indústrias que hoje estão instaladas no município”, afirmou.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, afirmou reconhecer a qualidade da gestão de Brönstrup e seu “espírito empreendedor”. “Saímos daqui muito motivados, porque tivemos muitas notícias boas”,afirmou. Ele sugeriu a busca conjunta de uma solução para melhorar os acessos à Via Láctea e à Rota do Sul a partir da unidade de laticínios da empresa.

O diretor-executivo da Sicredi Ouro Branco, Neori Ernani Abel, agradeceu pela continuidade do projeto Cooperativas Escolares, proposto pela empresa à gestão anterior. Segundo ele, a iniciativa fortalece princípios e valores do cooperativismo entre os estudantes. “Nós precisamos começar a entender e praticar o cooperativismo desde pequenos”, afirmou.

Alexandre Miorim: alexandre@jornalahora.in.br

Acompanhe
nossas
redes sociais