Disposto a incomodar a concorrência com espaço, conforto, amplo porta-malas e design, o Renault Captur tem a proposta de ser um modelo mais refinado em relação ao robusto Duster.
Ele chega em duas versões Zen e Intense, equipadas com motor 1.6 SC e câmbio manual de cinco marchas, câmbio CVT e 2.0 com transmissão automática de quatro marchas.
O novo SUV compacto da Renault é quase um médio, pois mede 4,33 m de comprimento, 1,81 de largura, 1,62 de altura e 2,67 de entre eixos, o maior da categoria. O porta-malas fica na média do mercado com 437 litros.
Além do tamanho, o Captur tem uma estética atraente. São faróis com projetores, LEDs diurnos, detalhes em preto brilhante, rodas de liga leve aro 17, traseira com lanternas compactas em LED, cintura alta e janelas bem delineadas. O utilitário esportivo chama atenção pela combinação de cores de carroceria e teto. Mesclas como branco ou prata com teto preto e marrom com teto bege chamam a atenção.
Essa mescla também é vista no interior. O painel pode ser todo escuro ou biton, que tem detalhes claros, assim como bancos em tecido com malha e detalhes em branco, apresentando um aspecto bem atraente. O ambiente interno tem uma boa aparência. Plásticos duros se misturam com detalhes em preto brilhante e inserções de cromados.
A multimídia mediaNav tem aparência simples, porém, eficiente. Bluetooth, GPS com dados de tráfego, câmera de ré, score para economia, recomendações de condução eficiente e dados de performance também estão presentes.
Na versão Intense, o ar-condicionado é automático. O porta-luvas tem iluminação e bom espaço. Os bancos são confortáveis e têm bom aspecto, inclusive no couro, mais sóbrio que o de tecido.
Retrovisores com basculamento elétrico, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento, ajuste de altura dos faróis, botão de partida, chave-cartão, apoio de braço retrátil para condutor, entre outros, dão ao Renault Captur um bom nível de equipamento.
O volante tem bom design com detalhes cromados. A coluna de direção tem ajuste em altura e a posição de dirigir é elevada. Há também o comando de áudio na coluna de direção, o mesmo visto nos demais compactos da Renault. Há poucos porta-copos, dois entre os bancos dianteiros.
O volante em couro tem boa empunhadura. Comandos dos vidros elétricos one touch para subir e descer, boa área envidraçada, luzes de leitura, abertura do tanque no assoalho e uma boa altura interna também fazem parte do veículo.
Segundo o supervisor comercial da concessionária JA Spohr, Júlior César Diehl, o Renault Captur se destaca pelo design elegante, com traços modernos e inovadores. “Isso torna o Captur um SUV muito desejado pelo público”. Com 13 variações de cores, sendo nove combinações biton, o supervisor elenca uma série de itens que se destacam no carro. “Rodas de liga leve aro 17 em todas as versões e o ótimo desempenho com câmbio CVT X-Tronic nas versões de motorização 1.6Sce 120 cv, um dos mais econômicos da categoria.”
A procura pelo carro está boa, afirma. “Estamos muitos satisfeitos com o resultado de vendas do Captur, que está numa crescente. A satisfação do cliente que adquire o veículo nos deixa muito confortáveis em saber que estamos atendendo as expectativas,” finaliza.

Marfim com teto preto | Branco glacier com teto preto | Preto ètoile com teto preto | Cinza acier com teto preto
Marrom savane com teto preto | Vermelho fogo com teto preto | Laranja ocre com teto preto | Marrom savane com teto marfim
Preto nacré com teto marfim | Branco glacier | Prata ètoile | Cinza acier | Preto nacré
Melhor design da América Latina
O Renault Captur foi o vencedor da categoria Melhor Design no prêmio Americar 2018, promovido pela Associação América Latina da Imprensa de Carros. A entidade, que reúne 70 jornalistas de 11 países da região, o elegeu com quase 60% dos votos.
Impressões ao dirigir
A concessionária Renault JA Spohr cedeu para test drive a versão 1.6 CVT X-Tronic. O motor 1.6 SCe entrega uma boa disposição para um propulsor que precisa empurrar 1.286 kg. Com 118 cv na gasolina e 120 cv no etanol, o quatro cilindros dá conta do recado. Tem bom torque e responde bem ao acelerador.
Sem marchas mecanicamente trocadas, o SUV compacto da Renault roda suave entre os carros, inclusive quando se usa o modo manual.
Ao dirigir o Renault Captur, percebe-se uma calibração macia da suspensão, mas sem comprometer a estabilidade e a condução. Da mesma forma, permanece a direção eletro-hidráulica mais pesada em manobra, com eficiência ao dirigir. Suspensão bem ajustada, bom porta-malas e visual chamativo são outros atributos.
Ficha técnica: Renault Captur Intense 1.6 CVT X-Tronic
• Motor: 1.6 16v Sce
• Potência: 120 cv a 5.500 rpm
• Câmbio: CVT, tração dianteira
• Direção: eletro-hidráulica
• Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
• Freios: discos ventilados (diant.) e tambores (tras.)
• Pneus: 215/60 R17
• Comprimento: 4.32 m
• Largura: 1.83 m
• Altura: 1.61 m
• Entre-eixos: 2.67 m
• Tanque: 50 litros
• Porta-malas: 437 litros
• Peso: 1.286