Pela primeira vez, o Vale do Taquari terá uma campanha voltada ao combate do câncer de pele. A iniciativa é organizada pelo Centro Clínico da Univates e ocorre na próxima sexta-feira, 9.
Durante o dia, exames de sinais, manchas, pintas e procedimentos serão oferecidos para a população de Lajeado. Cerca de cem fichas serão distribuídas, de forma gratuita, a partir das 7h30 min.
Na oportunidade, os pacientes participarão de uma palestra com orientações sobre fotoproteção e autoexame. Logo após, passam por triagem. Os pacientes diagnosticados com câncer da pele ou com lesão suspeita serão direcionados para procedimento ou tratamento necessário.
O câncer da pele é o mais frequente no país e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados, com 176 mil novos casos ao ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).
O RS é o estado com o maior número de casos. A organizadora da atividade, professora do curso de Medicina e dermatologista Dóris Milman Shansis, aponta que a forte influência do câncer de pele está relacionada a fatores geográficos, ambientais e raciais.
“Há uma grande exposição da população ao sol. As características raciais também influenciam nessa estatística, sobretudo no nosso estado e na região, com predominância de imigrantes germânicos e italianos”, conta.
Alguns fatores aumentam o risco da doença. “O câncer de pele ocorre em especial em pessoas de pele e olhos claros, com sardas e história de queimaduras solares na infância. Pode acontecer também naquelas que se expõem muito ao sol por trabalho ou lazer.”
De acordo com a dermatologista, pessoas com histórico pessoal ou familiar de câncer devem redobrar o cuidado. Segundo Dóris, a doença, se detectada precocemente, tem cura.
Outro problema é a negligência da população. “As pessoas usam quantidades insuficientes de protetor solar e aplicam poucas vezes. O ideal é passar várias vezes durante o dia e usar um fator de proteção superior a 30.”
Segundo ela, o auto exame é uma das principais formas de prevenir a doença. “O método é semelhante ao do exame de mama. Basta ficar na frente do espelho e atentar para o surgimento de pintas, manchas, espinhas e verrugas.”
Dezembro Laranja
A proposta é alusiva ao Dezembro Laranja, mês dedicado à prevenção da doença. Na atividade estarão presentes dois cirurgiões oncológicos e um plástico. A ação é feita em parceria com a Secretaria de Saúde, com os alunos do 7º semestre do curso de Medicina e com a Liga Acadêmica de Dermatologia.
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br