Uma das principais trupes circenses do Brasil se apresenta hoje, no Parque Princesa do Vale. O Grupo Tholl comanda o espetáculo No Natal Daquele Ano, a partir das 21h30min. Antes, às 21h, ocorre o show Natal dos Quatro Elementos. O grupo local Pararátimbúm faz show infantil às 20h. A entrada é gratuita.
De Pelotas, o Tholl é Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul e está na estrada pelo segundo ano com esse espetáculo. Números acrobáticos, luzes e magia compõem a apresentação, que dura 60 minutos. No Natal Daquele Ano traz músicas inéditas e tem um desenrolar surpreendente, sob a direção do idealizador do grupo, João Bachilli.
O diretor explica que a ideia é trabalhar o Natal de uma forma mais alto astral e dinâmica. A base é a história de um menino que está em casa, à espera do Natal. Quando ele dorme, a árvore ganha vida e se torna sua acompanhante por uma aventura. “O espetáculo circense não pode ter muita mensagem, é mais energia e adrenalina. Mas, claro, serão intercalados alguns momentos mais poéticos.”
Apresentação em Bom Retiro do Sul
O Vale ainda será palco de uma segunda apresentação do espetáculo. No dia 23, a trupe se apresenta em Bom Retiro do Sul. O espetáculo ocorre às 20h30min, na Barragem Eclusa, e a entrada é um quilo de alimento.
Segundo Bachilli, a apresentação conta com 12 artistas e segue um ritmo constante entre cidades gaúchas. “O pessoal é jovem, está acostumado”, brinca.
O circuito começou em 2016, passando por 17 cidades, com público superior a 60 mil pessoas. Depois de Estrela, passa por Bagé, no dia 2, Santana do Livramento, 3, Novo Hamburgo, 8, Porto Alegre, 9, Santa Maria, 13, Lagoa Vermelha, 14, Passo Fundo, 15, Pelotas, 17, Alpestre, 19, Santa Rosa, 20, Crissiumal, 21, Tapes, 22.
A atração faz parte do projeto cultural Natal em Estrela, que conta com o estímulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, e com o patrocínio do Atacadão.
Ludmila Ferber em sábado gospel
Amanhã, 2, o Parque Princesa do Vale destacará a música gospel. Os shows iniciam às 18h, com o Coral Filhas de Jerusalém/Exército Filhas de Jerusalém. Às 18h15min, a Banda da Rosa de Sarom se apresenta. Na sequência, às 19h, é a vez da Banda Evangelho Quadrangular. Depois, Banda Cristo Vive, às 19h45min; Conjunto Salmos, às 20h30min; e Thaís Ávila, às 21h45min.
Um dos destaque é a cantora Ludmila Ferber, que faz o encerramento da programação, às 22h. Natural do Rio de Janeiro, ela já gravou 20 discos de músicas do gênero.
Gesiele Lordes: gesiele@jornalahora.inf.br