O Partido Progressista (PP) define na segunda-feira, 4, a indicação para presidência da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). O prefeito de Lajeado, Marcelo Caumo, deve ser sugerido pelo PP para assumir a função.
O gestor de Imigrante, Celso Kaplan, o “Lelo”, também era cotado para a vaga. Além de integrantes da sigla, Lelo teria a preferência de representantes de prefeitos de outros partidos.
Tratativas internas da legenda ocorrem desde a semana passada. Porém, para evitar disputas, Lelo desistiu de pleitear a função. “A Amvat é um espaço para promover a união dos municípios, não de disputa. Então abri mão e o partido vai indicar o Marcelo Caumo.”
Segundo a coordenadora regional do PP, Mareli Vogel, a legenda define a indicação em uma nova reunião na segunda-feira.
A eleição da Amvat ocorre na próxima na quinta-feira, 7, pela manhã, em Estrela. Um acordo determina que os quatro partidos com maior número de prefeitos eleitos revezem a presidência durante os quatro anos.
Em 2017, a indicação partiu do PMDB. O partido comanda 16 municípios do Vale. O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, assumiu a vaga.
Pela ordem, o próximo mandato compete ao PP, segunda legenda com maior número de gestores. O PP comanda oito prefeituras na região, entre elas, Imigrante, Poço das Antas, Fazenda Vilanova, Lajeado, Colinas, Forquetinha, Putinga e Vespasiano Corrêa.
“Tivemos uma conversa com os prefeitos do partido e acredito que vou ser indicado para ser presidente”, diz Caumo.
Com a decisão, Lajeado assume a representação da Amvat depois de mais de 20 anos. A última vez que o município esteve à frente da organização foi em 1995. “Meu foco serão as demandas regionais e a aproximação dos prefeitos. A Amvat é muito grande, são quase 40 municípios. Para otimizar, vou propor uma divisão por regiões menores para conhecer as demandas microrregionais.”
Programação
Durante a assembleia, prefeitos terão palestra com o advogado Gladimir Chiele. Ele dará orientações para o encerramento do exercício e a municipalização do Ensino Fundamental. Logo após, ocorre a eleição.
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br