A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) escolhe a nova direção na manhã de hoje. A assembleia ocorre a partir das 7h30min no Bistrô da Dália. Durante o encontro, também será feita prestação de contas.
Apenas uma chapa está inscrita. A candidata à presidência é a empresária Leonísia Kunzler. Ela pretende dar continuidade às ações desenvolvidas desde 2015 pelo atual presidente, Lair Fritzen.
Segundo Leonísia, a aproximação com os associados é uma das prioridades. “Pretendo realizar visitas para que o associado possa expor suas ideias e contribuir para o desenvolvimento da CDL.”
Outra aposta é na qualificação profissional. “Precisamos buscar constantemente formação, para estarmos preparados para alcançar novas oportunidades.” A lojista pretende buscar novos associados e estreitar parcerias.
Durante a gestão de Fritzen, a qualificação dos lojistas vem sendo uma das principais ações da entidade. “Investimos na formação. Fizemos isso por meio da participação em palestras, oferecendo cursos e com parcerias com o Sebrae e outros órgãos. Essa preparação é fundamental para expandir os conhecimentos e desenvolver o setor”, afirma Fritzen.
A CDL ampliou a participação em convenções estaduais e regionais. “Sempre estamos presentes na convenção lojista de Lajeado com cerca de 20 a 30 participantes. Esse envolvimento é fundamental para aprimorar nossa atuação.”
O presidente também focou na ampliação do número de filiados. De 120, passou para 140.
Comércio ambulante
Segundo Fritzen, a entidade participa de comissões que discutem alternativas para qualificar o setor. Uma delas é a regulação do comércio ambulante e das feiras itinerantes. Conforme ele, um grupo estuda meios de dificultar a atuação de comerciantes de outras cidades em Arroio do Meio.
“Hoje, para ter acesso ao alvará e comercializar produtos dentro do município, o valor está muito defasado. A cobrança será corrigida, por meio de uma atualização da legislação e esperamos que isso iniba a atuação desses grupos que acabam prejudicando o faturamento das empresas locais.”
O trânsito é outro tema em discussão. Na avaliação de Leonísia, a falta de vagas de estacionamento é uma das principais dificuldades do comércio.
Melhorias no fluxo, monitoramento das vias e mudanças no sistema de estacionamento fazem parte da discussão de um grupo de trabalho constituído por diversos setores no município. Segundo ela, medidas estão sendo tomadas para solucionar o problema.
Os candidatos
Presidente: Leonísia Kunzler
1º vice-presidente
Tiago D’ávila Neumann
2º vice-presidente
Carla Cristina Teloken
1º diretor tesoureiro
Elton de Andrade
2º diretor-tesoureiro
Lair José Fritzen
1º secretário
Ana Paula Schmitt Rockenbach
2º secretário
Cláudia Da Silveira Rohr
Diretor de SPC e Produtos e Serviços
Frederico de Amorim Carvalho
Conselho Fiscal
Adaiane de Santi, Jovana Huppes e Vanisa Werner Jung
Suplentes do Conselho Fiscal Anelise Gerhardt
e Vivian Cristina Horst
Conselho Consultivo
João Carlos Fuhr, Valmor Krein e Marisa Gerhardt
Diretores de Eventos
Karine Kremer Tieze, Juliane Meyer, Natália Schwarzer e Luis André Weizenmann
Cássia Paula Colla: cassia@jornalahora.inf.br