Um grupo com cerca de 500 pessoas ocupou as principais ruas de Estrela durante a 5ª Caminhada pela Vida. Alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Câncer, o evento ocorreu nessa segunda-feira à noite, 27. A realização é da Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) e, neste ano, teve a parceria do Instituto do Câncer Infantil (ICI) do Rio Grande do Sul.
Pessoas de todas as idades, bairros de Estrela e outros municípios, sozinhas, com as famílias ou entre amigos, ocuparam o Parque Princesa do Vale na largada. Muitos vestiam, literalmente, a camiseta da causa. As amigas Diúlia Acosta, 20, e Juliana Costa, 34, compraram a peça na ocasião.
Saíram de Bom Retiro do Sul para prestigiar a caminhada. “Uma maneira de dar valor à vida e a quem faz o bem”, destaca Luciana. “Uma linda iniciativa em uma cidade que está muito bonita”, completa Diúlia.
Cerca de 400 camisetas foram comercializadas. O valor foi destinado ao ICI. A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela, uma das idealizadoras do evento, responsável pela venda antecipada dos itens, também realizou a doação de cabelos para os pacientes do ICI.
As crianças não ficaram de fora. Durante o aquecimento geral, Giovana Perotti Petter, 7, e as amigas aguardavam ansiosas o início da caminhada. “Vim com minhas amigas, e elas estão com suas famílias. Acho que vai ser muito divertido para todos.”
Essa foi a conclusão de muitos após o pelotão percorrer algumas das principais ruas centrais de Estrela. Sylvia Foster, uma das fundadoras do ICI, agradece. “Estrela está de parabéns. Fomos muito bem recebidos. Pela comunidade daqui e da região também, por abraçarem algo que é essencial para a gente”, diz.
“Vemos que as pessoas gostam, prestigiam muito do que o município oferece e aceitaram nos ajudar porque têm o sentimento de que se trata de algo sério, um trabalho com causa maior, que é, antes de tudo, prevenir ou diagnosticar precocemente os mais diversos cânceres.”
Show
Além do Parque Princesa do Vale, local de partida e chegada, o pelotão conduzido pelo Grupo de Ciclistas Riders percorreu pontos como as praças Henrique Roolart e Menna Barreto. O auge ocorreu na rua Fernando Abott, no túnel do calçadão, enfeitado por 1,2 mil luzes.
No retorno ao parque, o público conferiu um pocket show com o cantor Lumi. “Sem dúvida, inesquecível”, resumiu o secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira. “Uma bela iniciativa em uma bela cidade”, frisou o vice-prefeito Valmor Griebeler, que participou da caminhada.
Também foram apoiadores do evento o Centro Regional de Oncologia (Cron), Bike do Sul, Off Aventura, Instituto Estadual de Educação Estrela da Manhã (IEEEM) e Hospital Estrela.