Ao fazer as unhas, é comum tirar toda cutícula por considerá-la antiestética. O problema é que as cutículas existem para proteger as unhas dos fungos e das bactérias. Ao retirá-las, o organismo fica suscetível à entrada desses micro-organismos, facilitando a instalação de doenças.
Uma forma de passar longe do alicate ou diminuir a quantidade de cutícula retirada é mantê-la bem hidratada. Esse hábito deixará a cutícula mais fina, de forma que você possa apenas empurrá-la até a base da unha.
A hidratação favorece ainda a integridade das cutículas, evitando que fiquem arrepiadas e se levantem.
Seu grande aliado, na hidratação das cutículas, pode ser o azeite! Confira duas técnicas com esse ingrediente simples e poderoso.
1. Entre uma manicure e outra
Aproveite o momento da troca de esmalte para aplicar azeite de oliva extravirgem sobre cada cutícula, massagear e deixar agir por alguns minutos. Em seguida, lave bem com água e sabonete neutro. As unhas podem ser esmaltadas quando estiverem bem secas.
Outra forma de fazer isso é aquecer um pouco de azeite no micro-ondas (apenas para ficar morno) e aplicá-lo sobre as cutículas com o auxílio de algodão. Deixe agir por 15 minutos e lave as mãos para remover o produto.
2. Máscara noturna para cutículas
Quem precisa fazer uma hidratação mais power nas cutículas pode recorrer a uma máscara caseira de uso noturno. Basta misturar 1 colher (sopa) de azeite de oliva com 1 colher (sopa) de hidratante e aplicar sobre as unhas e cutículas antes de dormir. Remova o produto no dia seguinte.