Linha Harmonia, em Teutônia, recebe neste fim de semana centenas de atletas para a disputa de uma Etapa do IGSA WORLD Championship. Pilotos de diversas nacionalidades descerão a ladeira em altas velocidades, ultrapassando fácil a casa dos 100km/h.
O evento inicia no sábado, a partir das 8h, com inscrições e treinos. Durante o dia, serão realizadas as tomadas de tempo. No domingo, ocorrem as etapas finais e a entrega da premiação. A previsão dos organizadores é de reunir mais de quatro mil pessoas.
No sábado a entrada é gratuita. No domingo, o ingresso será de R$2 ou um quilo de alimento não perecível que será doado ao Hospital Ouro Branco, no bairro Languiru.
As categorias que disputão o título são: downhill skateboard masculino, feminino, máster, júnior 2. street luge, street classic, street sled e in line.
O secretário Marcelo Brentano destaca a importância de Teutônia fazer parte do calendário do evento. “Estamos trazendo mais uma vez o skate downhill para Teutônia a pedido dos nossos jovens.”
Brentano também comenta a divulgação da cidade e o desenvolvimento do turismo. “Estamos apresentando nossa cidade para o mundo com eventos deste porte”, finaliza.
Serão mais de 150 atletas, de cinco países. Entre eles, destaque para a estreia dos moradores de Teutônia Dida Carlos Adolfo Arend e Gabriel Grave.
Segundo um dos organizadores, Pedro Horn, o “Bigão”, a ladeira de Teutônia é considerada a mais sinistra do mundo. “Além de ser extremamente veloz, tem o pior asfalto do mundo, rachaduras, buracos, uma textura que costumamos chamar no downhill de chokito. Atenção redobrada pois a ladeira se torna muito traiçoeira devido a esse asfalto”, alerta.
Bigão conta que o skate vem ganhando a cada dia mais espaço no Vale do Taquari, principalmente após a criação da Associação de Skatistas do Vale (Askava), uma das únicas registradas no RS e filiada à CBSK.
Novidades
Neste ano, a etapa terá um novo formato, com descidas de quatro atletas, proporcionando corridas bem pegadas, eletrizantes, com uma carga de adrenalina mais forte.
“A sensação aqui é única”
Natural de São Leopoldo, Douglas Dalua é tricampeão da etapa de Teutônia. Além disso, é bicampeão mundial, hexacampeão brasileiro e tricampeão sul-americano.
As expectativas para a prova são as melhores. “Andamos em tudo que é lugar do mundo, e aqui a sensação é única. Aqui é diferente, mesmo nos treinamentos, quando viramos a curva do cemitério, já dá vontade de ir no banheiro. Ando faz 14 anos aqui e a sensação é a mesma.”
Dalua também enfatiza o asfalto instável, com buracos e ondulações, como o diferencial da etapa. “Se tivéssemos um asfalto 100%, bateríamos todos os recordes, mas esse é o diferencial daqui, essa irregularidade traz mais emoções para as corridas.”