O secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, esteve no município ontem à tarde. O principal objetivo da visita foi tratar da duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá na ERS-413, antiga demanda dos moradores de Santa Clara do Sul e do bairro São Bento.
Antes de visitar a obra em andamento, o secretário esteve na prefeitura e foi recebido pelo prefeito Marcelo Caumo. Conforme Westphalen, a ponte somente com espaço para um carro em horários de pico não atendia mais o grande fluxo de veículos. “Se o tempo ajudar e as obras continuarem nesse ritmo, em dezembro podemos inaugurar”, disse.
O investimento será de R$ 870 mil com recursos provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O secretário salientou também a parceria do Daer e do governo municipal para a execução da obra.
Enfatizou também que das 14 pontes inacabadas em todo o estado nove foram concluídas. Antes da realização das obras, foi feito um diagnóstico e a situação da sobre o Arroio Saraquá “era preocupante e calamitosa”, conforme o secretário.
Em relação ao aterro das cabeceiras, o asfalto sobre a ponte e o encaixe entre os dois lados da ponte que deveria ser feito pelo Executivo municipal, foi definido que será executado pelas empresas contratadas pelo Daer. Conforme o coordenador de projetos da prefeitura, Isidoro Fornari Neto, foi feito um acordo.
“Trocamos isso por sinalizações em função de que o Daer ficou receoso, pois se perderia tempo na licitação e não teríamos agilidade, já que o Daer tem esse serviço contratado”. Dessa forma, a prefeitura fará as sinalizações. O objetivo principal disso é a agilização do processo para que a ponte esteja concluída o quanto antes.
As rotas alternativas que estão sendo usadas precisam de patrolamento periódico. conforme Fornari, por serem estradas de chão e não terem estrutura adequada para receber peso e o número de veículos que passam por elas. O governo municipal solicitou apoio do Estado para a manutenção dessas estradas até a obra ficar pronta.
Conforme o superintendente regional do Daer, Nelson Haeser, a ponte está em fase de cura do concreto. Estão sendo concretados os guarda-roda e guarda-corpo. A próxima fase será a laje de transição do aterro para a ponte com três metros. Após a compactação, será colocada a massa asfáltica para complementar a pista. Por último, a sinalização e a pintura.
Outras obras na região
As cabeceiras da ponte da ERS-332 entre Arvorezinha e Soledade estão entre as obras a serem feitas. Também entre o trecho Arroio do Meio a Venâncio Aires, como a modificação da rótula em frente à BRF, essa solicitada pela administração municipal.
“Vamos mandar fazer. Acho que é pertinente e, se for viável tecnicamente, vamos mandar executar. Tudo o que pudermos fazer para que Lajeado tenha a mobilidade melhorada vamos fazer, pois Lajeado é uma unidade importante para o estado”, disse Westphalen.
Conforme o secretário, há um cronograma de obras a serem feitas em rodovias do Daer. O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão com o reajuste das tarifas de pedágio. Entre Boqueirão do Leão e Sério, são feitas melhorias. Também em Taquari e Paverama. No total, 2,4 mil quilômetros de estradas foram recuperados nos últimos três anos, informou.
Municipalização do trecho
Amanhã, o coordenador de projetos de Lajeado vai a Porto Alegre tratar do assunto com o governo do Estado. “Mas antes nós queríamos deixar essa ponte pronta. Até porque oneraria muito o município. Após a conclusão, se faz o processo de municipalização da ponte”, diz o secretário Westphalen.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br