Ponte de Saraquá deve ser inaugurada em dezembro

Lajeado

Ponte de Saraquá deve ser inaugurada em dezembro

Após conclusão da obra, rodovia deve ser municipalizada

Ponte de Saraquá deve ser inaugurada em dezembro
Lajeado

O secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, esteve no município ontem à tarde. O principal objetivo da visita foi tratar da duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá na ERS-413, antiga demanda dos moradores de Santa Clara do Sul e do bairro São Bento.

Antes de visitar a obra em andamento, o secretário esteve na prefeitura e foi recebido pelo prefeito Marcelo Caumo. Conforme Westphalen, a ponte somente com espaço para um carro em horários de pico não atendia mais o grande fluxo de veículos. “Se o tempo ajudar e as obras continuarem nesse ritmo, em dezembro podemos inaugurar”, disse.

O investimento será de R$ 870 mil com recursos provenientes da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O secretário salientou também a parceria do Daer e do governo municipal para a execução da obra.

Enfatizou também que das 14 pontes inacabadas em todo o estado nove foram concluídas. Antes da realização das obras, foi feito um diagnóstico e a situação da sobre o Arroio Saraquá “era preocupante e calamitosa”, conforme o secretário.

Em relação ao aterro das cabeceiras, o asfalto sobre a ponte e o encaixe entre os dois lados da ponte que deveria ser feito pelo Executivo municipal, foi definido que será executado pelas empresas contratadas pelo Daer. Conforme o coordenador de projetos da prefeitura, Isidoro Fornari Neto, foi feito um acordo.

“Trocamos isso por sinalizações em função de que o Daer ficou receoso, pois se perderia tempo na licitação e não teríamos agilidade, já que o Daer tem esse serviço contratado”. Dessa forma, a prefeitura fará as sinalizações. O objetivo principal disso é a agilização do processo para que a ponte esteja concluída o quanto antes.

As rotas alternativas que estão sendo usadas precisam de patrolamento periódico. conforme Fornari, por serem estradas de chão e não terem estrutura adequada para receber peso e o número de veículos que passam por elas. O governo municipal solicitou apoio do Estado para a manutenção dessas estradas até a obra ficar pronta.

Conforme o superintendente regional do Daer, Nelson Haeser, a ponte está em fase de cura do concreto. Estão sendo concretados os guarda-roda e guarda-corpo. A próxima fase será a laje de transição do aterro para a ponte com três metros. Após a compactação, será colocada a massa asfáltica para complementar a pista. Por último, a sinalização e a pintura.

Outras obras na região

As cabeceiras da ponte da ERS-332 entre Arvorezinha e Soledade estão entre as obras a serem feitas. Também entre o trecho Arroio do Meio a Venâncio Aires, como a modificação da rótula em frente à BRF, essa solicitada pela administração municipal.

“Vamos mandar fazer. Acho que é pertinente e, se for viável tecnicamente, vamos mandar executar. Tudo o que pudermos fazer para que Lajeado tenha a mobilidade melhorada vamos fazer, pois Lajeado é uma unidade importante para o estado”, disse Westphalen.

Conforme o secretário, há um cronograma de obras a serem feitas em rodovias do Daer. O investimento será de cerca de R$ 1 bilhão com o reajuste das tarifas de pedágio. Entre Boqueirão do Leão e Sério, são feitas melhorias. Também em Taquari e Paverama. No total, 2,4 mil quilômetros de estradas foram recuperados nos últimos três anos, informou.

Municipalização do trecho

Amanhã, o coordenador de projetos de Lajeado vai a Porto Alegre tratar do assunto com o governo do Estado. “Mas antes nós queríamos deixar essa ponte pronta. Até porque oneraria muito o município. Após a conclusão, se faz o processo de municipalização da ponte”, diz o secretário Westphalen.

Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br

Acompanhe
nossas
redes sociais