Aprogramação da 21ª Semana da Câmara e dos 101 anos de instalação do Legislativo iniciou na segunda-feira. Durante a sessão plenária ordinária, houve a diplomação de 17 alunos de oito escolas participantes do projeto Parlamento Jovem. Pais e familiares acompanharam o ato.
Hoje, a partir das 19h, ocorre a Sessão do Parlamento Jovem. Os estudantes vereadores apresentam seus projetos e indicações sobre suas escolas e comunidades.
Também houve a escolha da mesa diretora dos jovens vereadores. A estudante do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Monsenhor Scalabrini, Adinaele dos Santos, 17, foi a escolhida pelo grupo como a presidente.
“Estou anestesiada. É algo bem diferente e gratificante para mim como pessoa e como líder de turma que sempre fui. Está sendo um momento de amadurecimento na minha vida na questão mais humana e de ver as situações e a própria câmara de vereadores de outra forma”, comenta.
Um dos projetos que apresentará na sessão de hoje é a criação de uma feira de cursos profissionalizantes com a participação de representantes de empresas. A intenção é abrir espaço para os jovens terem a oportunidade de trocar ideias com os profissionais e conhecer mais profissões. A proposta surgiu na escola durante a realização do projeto e dos debates realizados.
Na sessão de segunda-feira também houve uma bênção ecumênica. O pastor da Assembleia de Deus, Valdemir Nunes Vieira, fez uma oração e os presentes, de mãos dadas, o acompanharam pedindo que o município seja abençoado.
Jovens vereadores
Ainda fazem parte da mesa diretora do parlamento jovem o vice-presidente Roger Radaelli, da Escola Jardim do Trabalhador, o 1º secretário João Paulo Daltoé do Scalabrini e 2º secretário João Vitor Bagatini, da Escola Antônio de Conto.
Os demais vereadores jovens eleitos são: Lucas da Rosa e Gabriel Rossini, da Escola Farrapos; Saimon Schumann; do Érico Veríssimo; Ezequiel Dutra e João Pedro F. Ferreira da Silva, do Instituto Monsenhor Scalabrini. Da escola Antônio De Conto, Murieli Bagatini; da Jardim do Trabalhador, Luciano Amaral da Rosa, da Agostinho Costi, Vitor Machado e Arielle Lopes Marca. Também Marlon Paim Poletto e Everson João Machado, do Centro Municipal de Educação Encantado, e Liriel Amorim do Nascimento e Amanda Severo, da Batista Castoldi, de Palmas.
O projeto Parlamento Jovem é uma iniciativa idealizada pela presidente do Legislativo, Jaqueline Taborda (PDT), em parceria com o colega Sander Bertozzi (PP) e apoiada pelos demais vereadores.
O objetivo é proporcionar aos estudantes do município o exercício da cidadania vivenciando um processo eleitoral em todas as etapas. Ao todo 1.081 alunos participam da atividade desenvolvida nos meses de agosto a novembro.
Amanhã
A semana encerra amanhã, às 19h, com a sessão solene em homenagem ao técnico em Enfermagem e ao operário padrão da indústria e comércio. Foram indicados três técnicos, dois pelo Hospital Beneficente Santa Terezinha (HBST) e um pela Secretaria da Saúde. Das empresas do setor da indústria e comércio, com as maiores arrecadações de ICMS, foi escolhido um funcionário de cada empreendimento. Do setor da indústria, as empresas são Dália Alimentos, Baldo e Fontana. Do comércio, Ciamed, Supermercado da Dália e Vini Lady Cosméticos.
Gisele Feraboli: gisele@jornalahora.inf.br