A 10ª edição do Moto Encanto movimentou o Parque João Batista Marchese, em Encantado, no fim de semana. Cerca de dois mil motociclistas de várias partes do estado e do Uruguai participaram do encontro durante os três dias de evento.
A programação é do Moto Grupo Encantado. O objetivo principal é integrar os motociclistas e cultivar a essência do motociclismo. “Manter a amizade e termos um local de encontro para rever os amigos de outras cidades é a finalidade do Moto Encanto”, destaca o presidente do Moto Grupo, Jeferson Luis Dörr, o “Índio”.
Além de estar no calendário do município, o evento faz parte das programações da Associação dos Motociclistas do Rio Grande do Sul. Shows de bandas, acrobacias de moto e borrachão foram as principais atrações. Para as crianças teve brinquedos infláveis e sorteio de três bicicletas e 50 bolas.
Um moto Yamaha R3 320cc foi sorteada durante o evento. O sortudo foi Guilherme Delazeri, de Encantado.
A programação contou com o apoio do Sicredi, Supermercado Bergamaschi, AGF Supermercado, SeteDecor, Jato express, Piccinini materiais elétricos, Lancheria Ponto 1, Imobiliária Sandri, Vian autocenter, Piatto Bello e Ciclovia Yahama.
O amor à moto
O comerciante natural de Nova Bréscia, Edson Biondo, 36, mora em Encantado desde 2004. Logo que se mudou, comprou a primeira moto, uma CBX 200 Strada. “Comecei a andar com alguns amigos. Íamos para os encontros em vários lugares e fazíamos muitas amizades. Assim montamos uma espécie de irmandade para sairmos todos os fins de semana”, conta.
Em 2008, comprou a CBR 600 LR. “O melhor é colocar o pé na estrada e relaxar. Pra mim é um hobby e uma válvula de escape, curtindo a natureza e conhecendo lugares”, menciona Biondo que participou de todas edições.
Quem também tem uma paixão especial por motos desde criança é o pedreiro Juliano de Paoli, 28. “Além de ser um esporte, é o meu estilo. Gosto de andar de moto”, enfatiza. Além de uma XRE 300, também tem uma moto de trilha, pois participa do grupo de trilheiros da cidade.
“A gente faz muitas amizades andando de moto e participando dos encontros. Não é só os encontros que são bons, mas o passeio em si até chegar nos lugares. A gente curte todo o caminho a ida e a volta”, conta.
Como surgiu o Moto Encanto
Há dez anos, um grupo de amigos apaixonados por moto organizou um churrasco na Praça da Bandeira. O encontro deu tão certo que surgiu o 1º Moto Encanto e a associação do Moto Clube Encantado que hoje conta com 59 integrantes.
Ao longo do ano, outros eventos beneficentes como arrecadação de agasalhos e brinquedos são realizados para ajudar orfanatos. Os integrantes ainda participam de outros encontros pelo estado, Brasil e países como Uruguai e Argentina. Em função disso, grupos desses lugares também prestigiam a programação em Encantado.