A General Motors está empolgada com o Equinox, novo SUV médio que chegou às concessionárias brasileiras. Como o antecessor Captiva, o novato desembarca isento de taxa de importação e com atributos que podem alçá-lo como referência da categoria.
Credenciais para se destacar o Equinox tem. O pacote do novo Chevrolet é agressivo, a começar pela mecânica, que combina um motor 2.0 turbo a gasolina de 262 cv de potência e 37 kgfm de torque à transmissão automática de nove marchas, com tração integral adaptativa.
Agora com 4,65 m, o Chevrolet Equinox 2018 chega para ser o intermediário na gama de utilitários esportivos da GM no Brasil. A proposta é boa, oferecendo performance e eficiência, com um pacote bem recheado na inédita versão Premier.
Segundo Guilherme Kreutz, gerente de vendas da concessionária Chevrolet JA Spohr, o Equinox é um SUV de alta performance e com design premium. “É o que há de mais avançado em tecnologia para aproveitar cada momento com toda segurança e conforto”.
O motor 2.0 turbo de 262 cv é o mais potente da categoria. “Aliado ao câmbio automático de 9 velocidade e tração AWD, transmite um ótimo desempenho e performance,” afirma.
O gerente diz que o carro se destaca também pela tecnologia, com itens como alerta de colisão frontal e de permanência na faixa, frenagem automática de emergência e alerta de ponto cego, entre outros. “Os clientes estão surpreendidos pela performance e pela tecnologia do veículo,” complementa.

Agora com 4,65 m, o Chevrolet Equinox 2018 chega para ser o intermediário na gama de utilitários esportivos da GM no Brasil
Design
Com porte mais familiar, tem um visual sofisticado. O conjunto ótico full LED autoajustável com LEDs diurnos mescla bem com a grade cromada e elementos superiores. O para-choque tem faróis de neblina e repetidores de direção.
Os frisos cromados em formato de seta nas portas traseiras compõem a identidade do utilitário esportivo, assim como as barras metálicas no teto, que têm um vidro panorâmico com grande vão de abertura. Nas portas, chama atenção as maçanetas cromadas, que valorizam a cor do carro.
Por dentro
O Chevrolet Equinox 2018 esbanja espaço, conforto e detalhes sofisticados. É apresentado com acabamento em dois tons, com preto e o cinza contrastante, completados por forração em couro, materiais soft touch e apliques cromados.
A multimídia MyLink é uma das mais intuitivas do mercado e se destaca pelos sistemas Android Auto e Car Play, reforçados pelo OnStar e navegador GPS. Há ainda um apoio para carregamento indutivo de smartphone e duas entradas USB.
O ar-condicionado dual zone cumpre bem a função, reforçada por difusores de ar traseiros. O volante em couro tem boa pegada e é bem completo. Tem comandos de alertas de colisão e invasão de faixa. A alavanca de câmbio tem altura, acabamento e posição certa.
O Chevrolet Equinox 2018 apresenta assentos confortáveis, bons porta-copos, prático ajuste de abertura e acionamento da tampa do porta-malas na porta do condutor, assim como duas memórias dos ajustes elétricos do banco do motorista.
No teto, OnStar, luzes de leitura em LED e para-sóis com espelhos iluminados. Os comandos do teto solar elétrico e da persiana são bons de manuseio. O sistema de som Bose tem 5 alto-falantes e 2 tweeters. Para os ocupantes do banco traseiro há outra entrada USB para carregamento, bem como encosto com ajuste. O bagageiro tem 468 litros até as janelas e 670 até o teto. A tampa pode ser aberta pela chave, por dentro, na própria maçaneta ou no pé.

A multimídia MyLink é uma das mais intuitivas do mercado e se destaca pelos sistemas Android Auto e Car Play
Impressões ao dirigir
O motor 2.0 Turbo de 262 cv e 37 kgfm surgiu junto com o pacote Premier, o mais completo. Basta ligar o motor para o Chevrolet Equinox 2018 mostrar que tem algo diferente.
Ao volante, o ronco grave não é tão perceptível. De funcionamento suave, o propulsor entrega disposição e cumpre com folga qualquer ordem dada ao acelerador, arrancando na frente da maioria dos carros. O câmbio automático de nove marchas está bem casado com o 2.0 Ecotec Turbo SIDI, proporcionando trocas rápidas, suaves e precisas. Nas retomadas, cheio ou vazio, o Equinox fará tempos muito bons para seu porte e peso.
A suspensão tem uma boa mescla de conforto e estabilidade, filtrando bem as irregularidades do pavimento. A direção elétrica responde de pronto e, com ajuda do AWD, pode-se fazer curvas bem dentro, nada que possa pegar o condutor de surpresa.
O conjunto de suspensão com multilink na traseira mantém o Chevrolet Equinox 2018 bem no chão e isso é muito bom em mudanças rápidas de trajetória. Em grande parte, acontece com ajuda de controles de segurança diversos. Os freios atuam de forma firme e equilibrada. O estacionamento automático ajuda bastante, especialmente em vagas de difícil manobra. Basta indicar a direção e acionar um comando perto do câmbio, para o Equinox medir, manobrar e corrigir sua posição perfeitamente.
Ficha técnica: CHEVROLET EQUINOX
• Motor: 2.0, 4 cilindros em linha, turbo, gasolina
• Potência: 262 cv a 5.500 rpm
• Câmbio: automático de nove marchas
• Direção: elétrica
• Freios: discos ventilados
• Rodas e pneus: 235/50 R19
• Comprimento: 4,65 m
• Largura: 1,84 m
• Altura: 1,70 m
• Entre-eixos: 2,72 m
• Porta-malas: 468 litros
• Peso: 1.679 kg