O programa de aperfeiçoamento da gestão escolar em Lajeado começa a ser posto em prática. A primeira medida desagradou alguns pais. A informação do encerramento das turmas do 7º ao 9º ano em quatro escolas gerou críticas.
Talvez tenha havido algum ruído na forma de repassar a mensagem às famílias. Algo semelhante ao ocorrido em outubro de 2016, quando o governo passado, em uma reunião, havia informado o fim do programa Creche 12 Meses.
Naquela ocasião, houve uma reação semelhante. Foi necessário os futuros integrantes da gestão irem a público para dar explicações. O projeto ainda funcionou por um ano. Para 2018, foi encerrado.
Uma lição desses episódios talvez esteja na necessidade de rever o formato de se comunicar com os pais. Pois é devido à falta de informações que muitas famílias direcionaram as críticas.
[bloco 1]
Fora do campo dessa repercussão, o Executivo fez o que lhe cabe. Decidiu. Com base nos critérios adotados pela administração, instituiu aquilo que acredita ser imprescindível. Sabe do ônus político, pois mudanças às famílias costumam ocasionar reclamações.
O propósito principal apresentado pelo governo estipula como meta a melhoria da qualidade da educação municipal e tornar Lajeado uma referência nacional. Para alcançar esse objetivo, uma das necessidades é rever as aulas em turmas multisseriadas. A partir de indicadores, percebe-se que alunos com idades diferentes que estudam no mesmo espaço têm resultados piores do que aqueles em turmas específicas para cada série.
A educação é um processo coletivo. Desse modo, é fundamental sempre manter o diálogo seja com os professores ou com a comunidade. Por meio desse contato, transparente e respeitoso, os envolvidos devem encontrar um ponto de equilíbrio. Ainda assim, a responsabilidade de indicar os caminhos parte do gestor público.
Fato preponderante para a tomada de decisão é ter em mãos o maior número de informações possíveis. É ter um diagnóstico preciso da realidade do serviço público para, por meio disso, ser assertivo no momento de estabelecer novas diretrizes. A partir disso, se os resultados serão alcançados, só o tempo dirá.
Editorial
Educação é um processo coletivo
O programa de aperfeiçoamento da gestão escolar em Lajeado começa a ser posto em prática. A primeira medida desagradou alguns pais. A informação do encerramento das turmas do 7º ao 9º ano em quatro escolas gerou críticas. Talvez tenha havido…